MPor e Embaixada da França discutem medidas sustentáveis para os setores aéreo e hidroviário
Silvio Costa Filho: "Estamos sempre buscando construir convergências na direção do desenvolvimento sustentável do Brasil".
Atento à necessidade de ampliar a economia com ações para descarbonização da indústria, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) debateu, na manhã desta quarta-feira (25), com representantes da embaixada da França no Brasil e de setores privados, propostas sobre desenvolvimento de políticas públicas de hidrogênio verde em portos e aeroportos brasileiros.
No encontro, o ministro Silvio Costa Filho destacou que o ministério tem trabalhado em ações estratégicas para aumentar a utilização de energia sustentável nos modais brasileiros, com foco na preservação dos recursos naturais. "No setor portuário, por exemplo, temos estudado como é possível convergir para trazer mais navios verdes, na governança de nossos portos, com o olhar ambiental", mencionou o ministro.
Nesta área, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) tem participado de grupos de trabalho específicos para integrar o investimento nos modais de transporte aos processos de neo-industrialização e de transição ecológica. Um desses projetos é voltado à descarbonização da indústria brasileira, focado também na exportação de produtos verdes. Outro tema bastante discutido com os órgãos de governo se refere ao trabalho estratégico para produção e exportação de hidrogênio verde.
"Temos trabalhado em um plano de hidrogênio de baixo carbono e estamos aguardando a regulamentação do Ministério de Minas e Energia (MME) para atuar em ações específicas do setor portuário. A gente tem que trazer essa tecnologias para o Brasil e aproveitar o Fundo da Marinha Mercantil (FMM) para fomentar e produzir embarcações no sentido de atender a indústria", enfatizou a secretária da SNPTA, Mariana Pescatori.
Na aviação, o Ministério de Portos e Aeroportos trabalha em projetos para estimular o combustível sustentável de aviação. No mês passado, o presidente Lula lançou o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). O projeto também tem por objetivo incentivar a pesquisa, produção e uso de energia sustentável, além de estipular metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Por: Ministério de Portos e Aeroportos (MPor)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte