Museu de Ciências da Terra assina acordo de cooperação com terceiro setor sobre revitalização
Entre as propostas culturais, estão expografia, elaboração do catálogo do MCTer e folheteria de apoio
O Museu de Ciências da Terra (MCTer), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), assinou na terça-feira (24/10) Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que serão responsáveis pela elaboração e execução de projetos culturais para revitalização do museu.
Entre os projetos a serem desenvolvidos, estão: expografia, elaboração do catálogo do MCTer e folheteria de apoio, restauração de bens móveis integrados (diagnóstico, projeto e execução), entre outros, conforme Chamamento Público realizado em julho de 2023.
O objetivo desse acordo é a mútua cooperação técnica, para desenvolvimento institucional e cultural relacionado aos programas, projetos, atividades, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que levem à melhoria mensurável das condições do Museu de Ciências da Terra (MCTer).
As instituições credenciadas são: Instituto Pedra, Instituto Odeon, Intermuseus, Elysium e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA). O próximo passo será o alinhamento dos projetos entre as instituições e a equipe do museu.
A responsável pela Coordenação de Difusão Cultural do MCTer, Denise de Assis, ressaltou a importância dos projetos incentivados para a sustentabilidade do museu: Para seu pleno funcionamento, o Museu deverá contar com subsídios oriundos de parcerias e de sua participação em editais de fomento, para obtenção de recursos voltados à viabilização de projetos específicos de preservação e comunicação, com ênfase naqueles destinados à divulgação científica em museus e centros de ciências e educação.
Ela explicou que as instituições credenciadas apresentarão projetos e propostas de captação de recursos, de mantenedores e apoiadores, para os projetos do MCTer. Por meio de incentivos fiscais (Lei Rouanet), o governo estimula empresas e pessoas físicas a apoiarem o setor cultural. Parte da verba que iria para o Imposto de Renda poderá ser usada para patrocinar eventos que recebem a chancela da Lei Rouanet.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte