Mutirões de hospitais da Ebserh ampliam acesso a procedimentos e exames
Nas ações que aconteceram no mês do Outubro Rosa foram atendidas diversas demandas de pacientes do SUS
Redução do tempo de espera por cirurgias, oferta de serviços de difícil acesso, auxílio no diagnóstico de patologias específicas e ampliação da oferta de consultas e exames são alguns dos benefícios aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos mutirões realizados pelos vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Neste mês, foram disponibilizadas 676 vagas em diversos procedimentos, que, mesmo no outubro rosa, onde as atenções se voltam à saúde da mulher, abrangeram também outras demandas.
Durante o mês de outubro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Ebserh) disponibilizou 20 vagas em cirurgias reconstrutoras de mama.
No dia 7, o Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) realizou um mutirão de cirurgias de fissuras labiopalatinas (má formação congênita que pode alterar as funções de alimentação, fala e audição), em que foram ofertadas oito cirurgias. No mesmo dia, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) realizou um mutirão de cirurgia de hérnia umbilical e inguinal que contemplou oito pacientes que aguardaram pelo procedimento na fila da regulação.
Já o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) disponibilizou 110 consultas, 100 mamografias e 25 exames de ultrassonografia, para casos suspeitos de câncer de mama num mutirão de consultas e exames de mamografia e ultrassonografia.
Na Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh), foi ofertado um mutirão de serviços composto de consultas, exames de mamografia e ultrassonografia para atender 200 mulheres.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) promoveu um mutirão de cirurgias nos últimos dias 12 e 13 de outubro. Na ocasião, foram realizadas 30 cirurgias que estavam na demanda reprimida, sendo 13 pediátricas, 10 de Proctologia e sete de cirurgia geral.
No dia 21, o Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) realizou o I Mutirão de Colonoscopia. Foram realizadas 14 colonoscopias e três endoscopias em indivíduos acompanhados na Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) e no Ambulatório de Gastroenterologia do Onofre Lopes, além de pacientes agendados pelo Sistema de Regulação.
Ainda em 21 de outubro, o Serviço de Mastologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) foi reaberto, realizando um mutirão que beneficiou 18 mulheres em atendimentos que envolvem encaminhamentos para realizar os exames necessários, incluindo biópsias e consulta com oncologista.
Na mesma data, 120 mulheres foram beneficiadas no mutirão da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA/Ebserh). As pacientes atendidas tiveram a oportunidade de realizar o rastreio completo para o câncer de mama, com exames laboratoriais, mamografia, ultrassonografia mamária e consulta com mastologista. Também foram oferecidas triagem fonoaudiológica e orientações de saúde com equipe multiprofissional.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte