Esporte

Natação e ginástica artística se despedem do Pan-Americano e remo quebra jejum de 36 anos

Brasil está em quarto lugar no quadro geral de medalhas. Dos 63 atletas brasileiros que medalharam até agora, 88,88% são beneficiados pelo Bolsa Atleta

26/10/2023 01:25
Natação e ginástica artística se despedem do Pan-Americano e remo quebra jejum de 36 anos
Foto: William Lucas/COB

 

O Brasil somou mais 16 medalhas nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 nesta quarta (25/10) e chegou ao total de 61. São 14 ouros, 24 pratas e 23 bronzes. O país está em quarto lugar no quadro geral de medalhas. Dos 18 atletas que subiram no pódio hoje, 17 são beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Até agora, 63 atletas brasileiros medalharam no Pan, sendo 56 bolsistas. Ou seja, 88,88% dos medalhistas brasileiros em Santiago são beneficiados pelo Bolsa Atleta. Nesta quinta (26/10) tem mais disputas. Vamos juntos nessa torcida!

A natação se despediu dos Jogos Pan-Americanos #Santiago2023 nesta quarta (25/10). E o Brasil fechou sua participação com mais uma medalha de ouro. Guilherme Costa venceu os 1.500m livre e somou seu quarto ouro na competição.

Também teve prata com o revezamento 4 x 100m medley. A equipe brasileira, formada por Guilherme Basseto, João Gomes Jr., Vinícius Lanza e Guilherme Caribé, ficou atrás apenas dos Estados Unidos.

E para fechar a conta, dois bronzes, um com Leonardo Coelho, nos 200m medley, e outro com Viviane Jungblut, nos 1.500m livre. Todos os nadadores brasileiros medalhistas nesta quarta são beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

No total, a seleção brasileira de natação terminou o Pan com 25 medalhas, sendo 7 ouros, 7 pratas e 11 bronzes.

Essa quarta (25/10) também foi dia de despedida do Pan para a ginástica artística.

.

Quebra de jejum

Depois de 36 anos, o Brasil volta a conquistar uma medalha de ouro no remo nos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro Lucas Verthein venceu a prova do skiff simples com 6min58s76 e quebrou um jejum que durava desde 1987. Ele também se tornou o primeiro brasileiro a vencer no skiff simples masculino. O último ouro do país, em Indianápolis, nos Estados Unidos, foi na categoria dois sem, com os irmãos Ricardo e Ronaldo de Carvalho. E ainda teve prata no feminino para Beatriz Cardoso.  Lucas e Beatriz são beneficiados do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Outro feito histórico foi no hipismo adestramento. João Victor Oliva conquistou a prata no individual. A única medalha individual do Brasil na modalidade era do cavaleiro Orlando Facada, bronze no Pan de Caracas 1983.

No badminton, três medalhas para o Brasil! A prata veio com Davi Silva e Fabrício Farias nas duplas masculinas. E os bronzes vieram das duplas mistas, com Davi Silva e Sânia Lima, e das duplas femininas, com Juliana Oliveira e, de novo, Sânia Lima.

Outras modalidades

O Brasil está nas semifinais do vôlei de praia com suas duas duplas, masculina e feminina. Duda/Ana Patrícia e André/George venceram seus confrontos das quartas-de-final nesta quarta (25/10) e vão brigar por medalhas no Pan.

O boxe brasileiro está fazendo história no Pan. A delegação verde e amarela soma 20 vitórias em 21 lutas na competição até agora. São 12 brasileiros nas semifinais, com pelo menos o bronze já garantido. Ou seja, são pelo menos 12 medalhas em 13 possíveis.

No tênis, duas vitórias brasileiras pelos torneio de simples: no feminino, Carol Meligeni derrotou a boliviana Noelia Zeballos, e, no masculino, Thiago Monteiro venceu o chileno Gonzalo Lama. Os dois tenistas se classificaram para as quartas-de-final.

O Brasil também teve vitórias no beisebol, handebol feminino e basquete feminino.

Final no vôlei feminino
A Seleção Brasileira feminina de vôlei está na final dos Jogos Pan-Americanos, depois de vencer o México por 3 sets a 2 na semifinal. Em busca do ouro, as brasileiras enfrentam a República Dominicana, nesta quinta (26), em jogo marcado para as 20hna Arena O’Higgins, em Santiago. ,

Por: Ministério do Esporte (MEsp)
Edição: Yara Aquino

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/natacao-e-ginastica-artistica-se-despedem-com-chave-de-ouro-e-remo-quebra-jejum-de-36-anos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte