No Paraná, ministro participa de congresso sobre cereais brasileiros
Ministro Carlos Fávaro representou o Governo Federal em evento que reuniu representantes públicos e entidades do agronegócio nacional
Na abertura do 1° Congresso Cerealista Brasileiro, em Foz do Iguaçu (PR), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do setor para o Governo Federal, que vem trabalhando para dar mais tranquilidade aos produtores rurais.
“Se tem dificuldade climática, se tem dificuldade de preços, estamos juntos para apoiar os nossos produtores. É determinação do presidente Lula que não larguemos a mão dos produtores. O decreto publicado para o trigo com apoio à comercialização de $ 400 milhões, está somado a outra política agrícola para estimular o setor a crescer cada vez mais", ressaltou Fávaro.
O ministro ainda falou sobre a linha de financiamento em dólar para crédito rural, desenvolvida pelo Mapa e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para todos os programas agropecuários, permitindo investimentos em custeio, inovação, maquinário e comercialização. “Não tem limite que não seja disponível para essa linha de crédito, porque é uma linha de captação internacional”, disse.
Carlos Fávaro levou também uma mensagem de otimismo aos participantes do evento. “Todos vocês que vivem o dia a dia com o produtor, quando ouvirem algum deles falando em incertezas apaziguem o coração desse produtor, porque nós não queremos deixar o produtor ter incerteza”, concluiu.
O evento é realizado pela Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra) com o objetivo de fomentar discussões construtivas para o setor cerealista e para o agronegócio nacional e contou com a participação de representantes públicos e entidades do agronegócio nacional.
Durante os dois dias de congresso, são realizadas palestras e debates sobre armazenagem, crédito, sustentabilidade e reforma tributária, dentre outros temas importantes para o setor cerealista e para a cadeia produtiva.
Cereais do Brasil
Os principais cereais utilizados na alimentação humana e animal são: trigo, arroz, milho, cevada, aveia, centeio e sorgo, mas existem outros menos utilizados como o painço, o triticale, a espelta, e os pseudocereais, como o amaranto, o trigo sarraceno e a quinoa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
De acordo com o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), os principais cereais exportados de janeiro a setembro de 2023 foram milho, trigo e arroz.
Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (Agro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte