MDHC participa de encontro de acolhimento a imigrantes e refugiados
Visita às cidades de Belford Roxo e Nova Iguaçu contou com atividades como roda de conversa com famílias afegãs
A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Clarissa Carmo, esteve nos munícipios de Belford Roxo e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, acompanhando o trabalho da Organização da Sociedade Civil Panahgah, no acolhimento e apoio a migrantes do Afeganistão.
As visitas foram realizadas em parceria com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados Migrantes (CEIPARM/RJ).
A agenda também contou com roda de conversa com famílias afegãs para escuta sobre suas experiências de integração no Brasil e desafios a serem contornados. “O encontro representou uma experiência muito importante para pensarmos estratégias de integração e acolhimento humanitário a essa população”, destacou Clarissa Carmo.
O MDHC possui parcerias com a OIM que subsidiam atividades e produções de conteúdo, como materiais relacionados à temática, a exemplo do aplicativo “Clique Cidadania”, lançado neste ano.
Clique Cidadania
O aplicativo, que visa facilitar o acesso a informações e orientações para pessoas em situação de vulnerabilidade, já está disponível no Google Play, basta procurar pelo nome e fazer o download. A interface é leve e de fácil atualização, com navegação rápida e intuitiva. O conteúdo também pode ser acessado em modo offline, e está disponível nos idiomas inglês e espanhol. São mais de 150 páginas disponíveis, organizadas em oito sessões temáticas. Possui mapa interativo e sistema de buscas, além do acesso a canais de ajuda como o Disque 100 .
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte