Outubro Rosa traz a importância da detecção precoce do câncer de mama
74 mil casos novos de câncer de mama estão previstos por ano até 2025
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante este mês, são realizadas diversas ações para sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame, mamografia e outros cuidados relacionados à saúde mamária.
Os médicos recomendam a realização mensal do autoexame das mamas para que pequenas anormalidades possam ser detectadas precocemente. Alertam que nem todo câncer de mama é detectável à palpação, sendo necessário o exame preventivo com mamografia.
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM informam que a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, e deve ser realizada anualmente. No portal da SBM, é possível consultar sobre as principais dúvidas das mulheres em relação à mamografia.
A publicação da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer – Inca diz que estão previstos 74 mil casos novos de câncer de mama por ano até 2025. De modo geral, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
Segundo dados do Panorama do Câncer de Mama no SUS – Sistema Único de Saúde , mais de 60% de todas as mulheres que recebem o diagnóstico iniciaram os tratamentos após o prazo determinado pela Lei nº 12.732/12 , o qual é resguardado às pacientes o início do primeiro tratamento em até sessenta dias a partir da confirmação da doença.
A campanha destaca ainda que é fundamental que seja dado suporte emocional e informacional para mulheres que estão enfrentando a doença. As empresas devem oferecer palestras educativas, horários flexíveis para exames médicos, suporte emocional no ambiente de trabalho e outras iniciativas para a saúde da trabalhadora.
Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais
A Fundacentro desenvolve estudos visando à prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Em sua biblioteca, disponibiliza uma série de conteúdos técnico-científicos em SST, acesse o acervo de forma gratuita e também a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional - RBSO .
A instituição busca uma abordagem colaborativa entre diferentes órgãos, empregadores, trabalhadores (as) e organizações de saúde pública para fomentar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
A Organização Mundial da Saúde – OMS desempenha um papel significativo na disseminação de informações sobre o câncer de mama, ajudando a reduzir estigmas associados à doença e incentiva as mulheres em todo o mundo a realizar exames regulares e adoção de medidas preventivas.
Câncer e ambiente de trabalho
De acordo com estudos, o câncer ocupacional engloba casos de câncer que são causados ou significativamente influenciados por exposições no ambiente de trabalho a substâncias cancerígenas: químicas, físicas ou biológicas, que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer em pessoas expostas a elas no local de trabalho.
A conscientização não deve se limitar apenas a um único mês, mas ser um ato que promova a conscientização sobre o câncer de mama durante todo o ano.
Por: Fundacentro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte