Codevasf e Governo do Piauí capacitam alunos da rede pública em apicultura
A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Em uma década, a produção de mel piauiense aumentou 432%, o maior indicador do país. Consciente da importância de ações conjuntas de fortalecimento da apicultura local, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aprovou parceria proposta pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A ideia é firmar Acordo de Cooperação Técnico-Científica que resulta na qualificação de pequenos produtores e alunos da rede pública em diversas regiões do Piauí.
Na última terça-feira (10/10), na sede da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, técnicos da Seduc apresentaram o projeto-piloto “Piauí Doce Mel”, executado de forma experimental, até o final do ano, em seis escolas públicas estaduais para qualificação de 180 pequenos apicultores e alunos de escolas agrotécnicas. Com a concretização da parceria, a meta é formar cinco mil produtores até 2026 oriundos de nove territórios piauienses.
Entre os encaminhamentos da reunião, os participantes também alinharam as responsabilidades de cada órgão parceiro da iniciativa. Caberá à Seduc qualificar os membros das turmas, oferecer material didático, alimentação, transporte, bem como a estrutura das escolas para realização dos cursos. Já a Codevasf ofertará os insumos, como colmeias, fumigadores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outros.
O superintendente da Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, avalia a importância da parceria com o Governo do Estado. “A apicultura é a atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no estado e, hoje, somos o maior produtor e exportador de mel no país. Nosso objetivo é continuar fomentando ações que ressaltem essas potencialidades beneficiando jovens estudantes e pequenos apicultores nas regiões que têm vocação para produção deste que é considerado, para milhares de famílias, a principal fonte de renda”, disse.
Com o projeto “Piauí Doce Mel”, a Seduc busca alinhar educação com capacitação e formação técnica, além de estimular o consumo do mel no próprio Estado. “Fortalecendo a cadeia da apicultura, melhoramos ainda mais nossos índices de produtividade dentro e fora do Piauí. Temos uma ideia de levar o mel para a merenda escolar, por exemplo, o que pode induzir ao consumo e melhorar a qualidade nutritiva das nossas crianças e jovens”, explica o superintendente de Educação Profissional e Técnica da pasta, Paulo Henrique Pinheiro.
A próxima etapa da parceria é reunir o corpo jurídico dos envolvidos para formatação e assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-Científico e, a partir disso, iniciar as atividades.
Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte