Parque Nacional do Itatiaia promove ações de inclusão e acessibilidade
O evento tem foco na acessibilidade, incluindo pessoas com deficiência e pessoas com autismo.
O Parque Nacional do Itatiaia realizou entre os dias 19 e 24 de setembro sua 7ª Semana da Acessibilidade. O evento tem como objetivo promover a acessibilidade à unidade de conservação para todos. Durante o evento, o parque recebeu a visita de oito escolas, totalizando 307 alunos e professores.
Os principais resultados da 7ª Semana da Acessibilidade do Parque Nacional do Itatiaia foram a conscientização sobre a importância da acessibilidade; a divulgação de informações sobre acessibilidade em unidades de conservação; a promoção de atividades e experiências que acessíveis a todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência e pessoas com autismo.
A programação da semana incluiu palestras, exposições, oficinas e atividades. No dia 22 de setembro, a psicóloga e especialista em autismo Izabel Moura palestrou sobre o tema "A pessoa com o espectro autista em unidades de conservação da natureza". A palestra foi dirigida a servidores do parque, professores, pais e pessoas com autismo.
Outra atividade importante da semana foi a exposição "Acessibilidade na natureza", organizada pela instituição Cazero Residência. A exposição possibilitou experiências sensoriais, com uma simulação de um mangue de espuma e duas caixas escuras que geravam uma visão da paisagem invertida. Também houve exposição de artesanato de artesãos locais, de deficientes visuais, e uma exposição de botânica com textos para audiodescrição, de Thiago Gonzalez. A exposição e stá disponível no Centro de Visitantes do Parque Nacional até o mês de novembro.
Por: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte