Direitos humanos

Agentes do Disque 100 recebem capacitação sobre diversidade religiosa

É a primeira vez que a temática é trabalhada no serviço de atendimento à população do Disque 100; objetivo é qualificar profissionais do serviço da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos

17/10/2023 17:33
Agentes do Disque 100 recebem capacitação sobre diversidade religiosa
Foto: Renata Leita/MDHC

 

Liberdade religiosa, intolerância religiosa e racismo religioso foram os temas da capacitação que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), iniciou nesta terça-feira (17/10) para operadores, coordenadores e supervisores da central do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), em Brasília (DF).

É a primeira vez na história do Disque 100 que a temática é trabalhada no serviço de atendimento à população. Esta etapa de treinamento conta com apoio da Coordenação-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa, coordenada pela Yalorixá Gilda de Oxum, que integra a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH). Entre suas funções, a gestora cuida de ações prioritárias à sensibilização e educação, apoio às vítimas de intolerância, combate à intolerância e diálogo inter-religioso.

A capacitação desta terça foi ministrada pelo diretor de Promoção dos Direitos Humanos da SNDH, Alex Vargem, que na ocasião apresentou o contexto da diversidade religiosa no Brasil, desde a colonização até os dias atuais.

“Não tem como entender o futuro sem conhecer o passado. Não tem como falar de liberdade religiosa sem entender o racismo no Brasil, pois nossa sociedade está estruturada no que foi a escravidão no Brasil”, afirmou. Em sua explanação, o gestor lembrou que a liberdade de consciência, crença e prática religiosa é um direito inviolável garantido no artigo 5º da Constituição de 1988.

“Estamos aqui para sermos os agentes transformadores das realidades. E vejo vocês [os operadores do Dique 100] como agentes multiplicadores de direitos tanto no campo da atuação profissional como dentro das suas comunidades. Os dados recebidos das denúncias oferecem grande contribuição na implementação de políticas públicas”, destacou Alex Vargem.

Durante o treinamento, os agentes do Disque 100 também apresentaram dúvidas e receberam orientações sobre a conduta no atendimento.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço de utilidade pública do MDCH vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orientações sobre a política de direitos humanos.

O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100 em qualquer aparelho telefônico. Pela internet as denúncias podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@mdh.gov.br ou pelo site da Ouvidoria e seus canais de Whatsapp e Telegram . O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) . A Ouvidoria também realiza atendimento presencial na sede da Pasta, no Bloco A, da Esplanada dos Ministérios, das 9h às 18h.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
Edição: Yara Aquino

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/pela-primeira-vez-agentes-do-disque-100-recebem-capacitacao-para-atendimento-sobre-diversidade-religiosa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte