Petrobras patrocina 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog
A honraria homenageia jornalistas, repórteres fotográficos e artistas que, por meio de seus trabalhos, defendem a democracia, a justiça e os direitos humanos
Comprometida com o respeito aos direitos humanos, a Petrobras é a patrocinadora master do 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que será celebrado nesta terça-feira, 24 de outubro, em São Paulo. A honraria homenageia jornalistas, repórteres fotográficos e artistas que, por meio de seus trabalhos, defendem a democracia, a justiça e os direitos humanos.
Além da tradicional condecoração aos profissionais da imprensa, o Instituto Vladimir Herzog promove também o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. É a oportunidade de jovens estudantes desenvolverem um trabalho jornalístico prático de produção de reportagem, desde a ideia até a edição final, orientado por um professor da sua instituição de ensino e acompanhado por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do prêmio.
As reportagens selecionadas tanto do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog como do Prêmio Jovem Jornalista já estão disponíveis no site do prêmio . Ontem (23) os jovens jornalistas receberam seus troféus e, nesta terça-feira (24), será realizada a cerimônia de premiação do Vladimir Herzog, em São Paulo.
Parceria de longa data com Petrobras
Há 22 anos a Petrobras patrocina edições do Prêmio Vladimir Herzog. Honraria mais recente, o apoio ao Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão já aconteceu três vezes desde 2016.
A diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, que estará presente na cerimônia de premiação, destaca a importância do reconhecimento e valorização da imprensa que defende os direitos humanos e sociais em suas pautas.
“Os direitos humanos são um tema transversal em toda a Petrobras. É um princípio e compromisso nosso conscientizar e promovê-los em nossas atividades, nas comunidades onde estamos inseridos, na cadeia de fornecedores e em nossos parceiros de negócios. Trabalhamos para construir uma sociedade mais justa, equitativa e igualitária, que respeita as pessoas, a diversidade e a cidadania. Parabenizamos todos os participantes do prêmio e desejamos que continuem a inspirar e informar a sociedade, mantendo a integridade da proteção dos direitos fundamentais”, declarou a diretora.
No Prêmio Vladimir Herzog 2023 estão concorrendo 630 produções inscritas em sete categorias: Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem. Nesta edição, o jornalista e escritor Fernando Morais e a jornalista e documentarista Sônia Bridi receberão o troféu símbolo do prêmio; e a repórter e apresentadora Glória Maria será homenageada in memoriam. A sessão de premiação será transmitida pelo canal do Prêmio Vladimir Herzog no Youtube.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte