PF deflagra Operação Quattuor II em combate à lavagem de dinheiro e ao narcotráfico internacional
Empresários importavam o anestésico tetracaína ilegalmente da China para produzir substâncias entorpecentes
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24/10), a Operação Quattuor II, com objetivo de combater organização criminosa dedicada à prática dos crimes de contrabando e lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional.
Durante a ação, com apoio da RFB, foram cumpridos mais 10 mandados busca e apreensão, sendo esses em em Recife, São Paulo e Paraná. Durante o cumprimento dos mandados, um homem foi detido em posse de arma com registro irregular, foram apreendidos também, veículos e dinheiro em espécie.
Os crimes investigados são de contrabando, tráfico internacional de drogas, participação em organização criminosa.
Diante dos fatos, as investigações foram iniciadas em dezembro de 2022, após a detecção pela Receita Federal do Brasil (RFB) de uma importação ilegal da China, por uma empresa sediada em Recife/PE, de aproximadamente 700 kg de tetracaína, droga de uso controlado pela PF e muito utilizada na produção de substâncias ilícitas, como a cocaína e o ecstasy.
Os criminosos camuflaram a tetracaína numa carga de sorbato de potássio exportada da China. Além disso, foi apurado que empresários estavam revendendo, clandestinamente, a tetracaína para o Estado de São Paulo, onde era recebido por pessoas envolvidas com o narcotráfico na região sudeste. A PF também detectou que os crimes foram financiados por empresas de fachada em São Paulo e Paraná.
Por: Polícia Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte