Receita lançará Estudo de Tempos de Liberação de Cargas focado nas exportações
Evento será na sexta-feira (20), com transmissão ao vivo em português e em inglês
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) promoverá, nesta sexta-feira (20/10), às 10h, com transmissão ao vivo por streaming, o lançamento do primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras.
O documento foi baseado na metodologia internacional Time Release Study (TRS), da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) — recomendada pelo Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC) do qual o Brasil é signatário. Também contou com o apoio do Banco Mundial e a participação do Instituto Procomex, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Há uma grande expectativa dos setores público e privado em relação aos resultados desse estudo, tendo em vista que após o lançamento do TRS importação, em 2020, restou uma lacuna a ser preenchida com a realização de estudo análogo para os processos de exportação.
O TRS Exportação fornecerá informações relevantes a todo público que atua no comércio exterior, impulsionando o ambiente de negócios brasileiro e reforçando o compromisso do país com a modernização e facilitação das práticas aduaneiras.
Por: Ministério da Fazenda
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte