Educação

Escola em Tempo Integral: MEC vai ao Sudeste para realizar Seminário

A pasta realizará debates em todas as regiões do País para elaborar documento nacional com os princípios orientadores da educação integral em tempo integral por etapas e modalidades

04/10/2023 18:09
Escola em Tempo Integral: MEC vai ao Sudeste para realizar Seminário
Foto: Divulgação/MEC


Começ
ou nesta quarta-feira (04/10), em Diadema (SP), a etapa Sudeste do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral. O evento está sendo realizado em todas as regiões do Brasil pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral em tempo integral por etapas e modalidades na educação básica.

O seminário terá duração de dois dias e ocorre no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB). Aqueles que não forem da região ou que não puderem participar presencialmente do evento poderão acompanhá-lo virtualmente, pela transmissão ao vivo do canal do MEC no YouTube, que não exige inscrição. A programação e a relação completa dos painelistas estão disponíveis na página do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral | Diadema.

Mesa de abertura

Na abertura dessa etapa, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim, representou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Raquel destacou as três prioridades do Ministério para a educação básica brasileira: o compromisso inegociável com o direito a ler e escrever de todos os estudantes, a ser lançado no primeiro semestre do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; a conectividade, com o lançamento da Estratégia Nacional Escolas Conectadas; e o Programa Escola em Tempo Integral, iniciativa para expandir o tempo escolar dos estudantes em todas as fases da vida, da creche ao ensino médio. 

Para ela, essa expansão temporal deve estar a serviço de uma educação integral, completa e de qualidade, sem deixar nenhuma criança, professor ou comunidade para trás. “Uma educação que considere todas as dimensões do ser humano, a participação social, desde os bebês das creches até os adolescentes, jovens e adultos que voltam para estudar, que pense nas matrizes étnico-raciais no currículo brasileiro, além do enfrentamento das emergências humanitárias e climáticas que a gente vem enfrentando”, destacou. Segundo Raquel Franzim, o seminário é um espaço de debate, de plenárias e de escuta para dialogar e aprimorar as políticas públicas educacionais.  

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, afirmou que a cidade tem muitos desafios, mas está comprometida com as políticas educacionais. “Falar da infância é entender que esse sujeito, desde aquele primeiro momento que ele entra na creche, é um sujeito de direito, e os seus direitos são todos inalienáveis. Estamos falando de proteção integral aos direitos, melhores oportunidades educativas e direito a uma alimentação segura. O MEC é a luz que nos conduz. Vamos juntos aprender a melhor fazer a educação integral e em tempo integral”, disse. 

Já o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, agradeceu a presença de todos e apontou que será necessário o apoio do Poder Legislativo para acelerar a aquisição de recursos para as escolas. “Precisamos de mais condições para que as nossas cidades, as nossas escolas e as nossas crianças possam ter direito à educação integral, de qualidade e que as traga para serem mais felizes e fazerem com que o nosso país seja mais feliz”, comentou.  

Segundo ele, é preciso o compromisso de cada um, a fim de que o Brasil tenha um projeto educacional para o País. “É preciso utilizar da melhor maneira os recursos na área da educação, e o programa em tempo integral tem esse sentido, de uma educação que promova a igualdade, a integração e a felicidade. Enfim, que promova a busca de igualdade de oportunidades para a sociedade brasileira”, considerou. 

Participantes

Também participaram da mesa de abertura do evento: a diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação, Maria Selma de Moraes Rocha, que representou o secretário de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício Holanda; o coordenador-geral de Equidade Escolar do MEC, Maurício Ernica, como representante da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo; a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Patrícia Assumpção; deputados, professores, secretários e dirigentes de educação; e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).   

Por: Ministério da Educação (MEC), com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)


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