Planalto

Repatriação de brasileiros é retrato de país solidário e humanista, diz Lula

Para o presidente, sucesso da Operação Voltando em Paz foi comemorado com emoção em cada pouso dos aviões da FAB. Objetivo agora é resgatar grupo que ainda está em Gaza

24/10/2023 15:38
Repatriação de brasileiros é retrato de país solidário e humanista, diz Lula
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta terça-feira, 24 de outubro, durante o programa Conversa com o Presidente, o sucesso da Operação Voltando em Paz, que ao longo de 12 dias repatriou 1.413 passageiros (1.410 brasileiras e três bolivianas) e 53 animais de estimação que estavam em Israel, em oito voos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Foi a maior remoção de brasileiros de uma área em conflito da história.

Fotos em alta resolução (Flickr)

É essa a imagem que quero passar do povo brasileiro: um povo solidário, fraterno, apaixonado pelo ser humano, humanista. É assim que a gente tem que ser e é assim que o mundo nos vê. É assim que a gente tem que consolidar a nossa imagem: um país que só quer a paz”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

"O que fizemos, de buscar a nossa gente lá, é para dizer o seguinte: ‘Ninguém larga a mão de ninguém nesse país’. Qualquer brasileiro que estiver dentro da área de guerra, que precisar voltar, nós não mediremos esforços, iremos buscar. Eu não quero saber de que partido as pessoas são. Não quero saber de que religião são. Eu não quero saber para que time torcem, eu não quero saber em quem votaram. Eu quero saber que são brasileiros e brasileiras", enfatizou.

Segundo Lula, se ao terminar de repatriar os brasileiros, houver homens e mulheres da América Latina na região do conflito sem condições de voltar para o continente, o Brasil vai prestar solidariedade. “Esse é o papel do Brasil no mundo! É essa a imagem que quero passar do povo brasileiro: um povo solidário, fraterno, apaixonado pelo ser humano, humanista. É assim que a gente tem que ser e é assim que o mundo nos vê. É assim que a gente tem que consolidar a nossa imagem: um país que só quer a paz”, sentenciou.

Para o presidente, a chegada de cada voo com cidadãos brasileiros — desde o primeiro, que pousou na Base Aérea de Brasília (DF) na madrugada do último dia 11 — trouxe mais alegria e esperança.

“Você não sabe a emoção que senti quando o primeiro avião pousou aqui em Brasília. Você não sabe a emoção que senti a cada avião que pousou no Rio de Janeiro, em São Paulo”, afirmou Lula.


TRANSMISSÃO | Conversa com o Presidente #15

BRASILEIROS EM GAZA — Logo em seguida, o presidente Lula abordou a questão do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, perto da fronteira com o Egito. Eles compõem a última parte que falta para encerrar a operação. Em suas conversas com os presidentes de Israel, Isaac Herzog; da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas; e do Egito, Abdel Fattah el-Sissi, Lula pediu condições para que eles possam entrar no território egípcio em segurança.

“Você não sabe a emoção que vou sentir quando os brasileiros e brasileiras que estão na Faixa de Gaza conseguirem pisar no território nacional. Eu acho que vai ser emocionante para todos nós”, declarou. “Temos brasileiros que querem vir para cá, nós temos crianças, mulheres que estão sofrendo o tormento dos tiros, das bombas, dos foguetes e estão muito próximos da fronteira com o Egito”.

Lula ressaltou a esperança de que haja compreensão sobre o que está acontecendo com milhões de crianças na zona de conflito. Não adianta, para o presidente, ver um futuro da humanidade na infância e não chorar a morte de crianças em uma batalha que não é delas. “A insanidade daqueles que querem a guerra mata jovens e crianças que não pediram a guerra! É esse mundo ingrato e injusto que temos que combater”, frisou.

Infográfico: balanço dos voos de repatriação da Operação Voltando em Paz
 
Por: Planalto
 
Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/10/repatriacao-de-brasileiros-e-retrato-de-pais-solidario-e-humanista-diz-lula
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte