Repatriação de brasileiros: Situação em Israel e na Palestina
Um total de 701 brasileiros já foram repatriados em menos de uma semana
O terceiro voo de repatriação chegou em Recife na manhã de hoje, 13/10, com 69 passageiros. Desses, 5 permaneceram em Recife. O voo seguiu para São Paulo, onde vai pousar no final desta manhã.
O quarto voo de repatriação decolou de Tel Aviv há poucos minutos, com 207 passageiros. O voo tem chegada prevista no Rio de Janeiro no início da madrugada de sábado, 14/10.
Haverá voo adicional amanhã, 14/10, partindo de Tel Aviv, e possíveis novos voos de repatriação saindo de Israel estão sendo avaliados.
Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados conforme critérios de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion.
O Governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, identificou cerca de 20 brasileiros, na sua maioria mulheres e crianças, interessados em sua retirada da Faixa de Gaza. Parte deles permanece reunida em escola local, aguardando evacuação para o sul, que está sendo viabilizada pelo Escritório em Ramalá. A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.
A outra parte do grupo estaria, segundo informação colhida até agora, em Khan Younes, no Sul da Faixa, para onde muitas pessoas se deslocam após o alerta de evacuação emitido, ontem, 12/10, pelas Forças de Defesa de Israel.
O Escritório contratou veículos para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia tão logo seja possível a passagem por Rafah. O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito.
A sexta aeronave, um VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada pela Presidência da República e cedida para a Operação Voltando em Paz do Governo Federal, pousou em Roma, às 10h25 (horário de Roma) desta sexta-feira (13/10). A aeronave aguarda autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza.
O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Por: Ministério das Relações Exteriores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte