Secretaria Nacional de Periferias discute Redução de Riscos e Desastres no ES
Representante do MCid marcou presença no painel "Território, Governança, Sociedade e Redução de Riscos de Desastres (RRD

A Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades participou, nos dias 11 e 12 de outubro, do IV Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres. O evento, que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES), teve como tema "Gestão de Risco de Desastres na Contemporaneidade Brasileira do Local ao Global".
Durante o congresso, Samia Sulaiman, coordenadora de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da SNP, participou do painel "Território, Governança, Sociedade e Redução de Riscos de Desastres (RRD)", apresentando a estrutura, competência e ações da Secretaria com o tema "Redução de Riscos e Desastres Significa Redução de Desigualdades."
-
- Apresentação “Redução de riscos de desastres significa redução de desigualdades” da coordenadora-geral de articulação da SNP/MCID, Samia Sulaiman. Foto:arquivo pessoal.
Samia enfatizou os princípios fundamentais que orientam o trabalho da SNP, destacando a importância da justiça territorial, participação social, planejamento preventivo e soluções baseadas na natureza. Além disso, ressaltou a necessidade de coordenação interministerial, interfederativa e interinstitucional para o Programa Periferia Viva.
No final do Congresso, os participantes realizaram visita técnica ao Centro de Inteligência da Defesa Civil do Governo do Estado do Espírito Santo, que possui infraestrutura física e de comunicação para operar o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Na ocasião, a coordenadora aproveitou para visitar a recém-criada Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Vila Velha, que atualizou os dados do seu Plano Municipal de Redução de Riscos.
-
- Visita técnica ao Centro de Inteligência da Defesa Civil do Estado de Espírito Santo. Foto: Arquivo pessoal.
Parte desse plano está sendo complementada com diálogo com as comunidades em áreas de risco, como o bairro Jaburuna, que também foi visitado pela coordenadora. Isso permitiu uma compreensão mais profunda da realidade dos setores de riscos geológicos de grau alto e muito alto, bem como das intervenções estruturais e não estruturais necessárias para garantir a segurança das populações locais.
-
- Visita técnica ao bairro do Jaburuna, Vila Velha, com áreas de risco de deslizamento. Foto: arquivo pessoal.
Por fim, Samia divulgou o Novo PAC Seleções , ressaltando o prazo de inscrição aberto até 10 de novembro. Ela enfatizou o foco nas Cidades Sustentáveis e Resilientes, assim como as linhas de financiamento da SNP para o programa Periferia Viva, com ênfase na urbanização de favelas e prevenção de desastres naturais, incluindo a contenção de encostas.
Para a coordenadora, "O IV Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres proporcionou um importante espaço de debate e reflexão sobre as ações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e órgãos governamentais, fortalecendo a integração e coordenação no âmbito da RRD."
O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD) e pelo Laboratório de Geomorfologia e Gestão de Redução de Risco e Desastres (LabG2R2D-CEPEDES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte