Defesa Civil

Secretaria Nacional de Periferias discute Redução de Riscos e Desastres no ES

Representante do MCid marcou presença no painel "Território, Governança, Sociedade e Redução de Riscos de Desastres (RRD

19/10/2023 18:18
Secretaria Nacional de Periferias discute Redução de Riscos e Desastres no ES
Foto: Divulgação/Cidades

 

A Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades participou, nos dias 11 e 12 de outubro, do IV Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres. O evento, que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES), teve como tema "Gestão de Risco de Desastres na Contemporaneidade Brasileira do Local ao Global".

Durante o congresso, Samia Sulaiman, coordenadora de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da SNP, participou do painel "Território, Governança, Sociedade e Redução de Riscos de Desastres (RRD)", apresentando a estrutura, competência e ações da Secretaria com o tema "Redução de Riscos e Desastres Significa Redução de Desigualdades."

 

Apresentação “Redução de riscos de desastres significa redução de desigualdades” da coordenadora-geral de articulação da SNP/MCID, Samia Sulaiman. Foto:arquivo pessoal.

Samia enfatizou os princípios fundamentais que orientam o trabalho da SNP, destacando a importância da justiça territorial, participação social, planejamento preventivo e soluções baseadas na natureza. Além disso, ressaltou a necessidade de coordenação interministerial, interfederativa e interinstitucional para o Programa Periferia Viva.

No final do Congresso, os participantes realizaram visita técnica ao Centro de Inteligência da Defesa Civil do Governo do Estado do Espírito Santo, que possui infraestrutura física e de comunicação para operar o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Na ocasião, a coordenadora aproveitou para visitar a recém-criada Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Vila Velha, que atualizou os dados do seu Plano Municipal de Redução de Riscos.

 

Visita técnica ao Centro de Inteligência da Defesa Civil do Estado de Espírito Santo. Foto: Arquivo pessoal.

Parte desse plano está sendo complementada com diálogo com as comunidades em áreas de risco, como o bairro Jaburuna, que também foi visitado pela coordenadora. Isso permitiu uma compreensão mais profunda da realidade dos setores de riscos geológicos de grau alto e muito alto, bem como das intervenções estruturais e não estruturais necessárias para garantir a segurança das populações locais.

 

Visita técnica ao bairro do Jaburuna, Vila Velha, com áreas de risco de deslizamento. Foto: arquivo pessoal.

Por fim, Samia divulgou o Novo PAC Seleções , ressaltando o prazo de inscrição aberto até 10 de novembro. Ela enfatizou o foco nas Cidades Sustentáveis e Resilientes, assim como as linhas de financiamento da SNP para o programa Periferia Viva, com ênfase na urbanização de favelas e prevenção de desastres naturais, incluindo a contenção de encostas.

Para a coordenadora, "O IV Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres proporcionou um importante espaço de debate e reflexão sobre as ações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e órgãos governamentais, fortalecendo a integração e coordenação no âmbito da RRD."

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD) e pelo Laboratório de Geomorfologia e Gestão de Redução de Risco e Desastres (LabG2R2D-CEPEDES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Por: Ministério das Cidades

Link: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/secretaria-nacional-de-periferias-discute-reducao-de-riscos-e-desastres-no-espirito-santo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte