Senappen promove encontro de agência de inteligência no Rio de Janeiro
Evento ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês e reuniu representantes do Brasil, da Bolívia, do Peru e da Espanha
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), realizou o Encontro de Inteligência Aplicada ao Enfrentamento de Organizações Criminosas no Rio de Janeiro. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês e reuniu representantes do Brasil, da Bolívia, do Peru e da Espanha.
O objetivo do evento foi utilizar a experiência que diferentes instituições públicas possuem em suas respectivas áreas de atuação para aprofundar as discussões sobre a atuação das organizações criminosas presentes no Rio de Janeiro, suas estruturas organizacionais e de lideranças, impactos no sistema prisional, transnacionalidade e atuação no tráfico de drogas e armas. Com isso, o foco recai na obtenção de informações de inteligência e no planejamento de ações com potencial de enfraquecer e combater a expansão do crime organizado no Brasil.
Organizado pela Senappen, no âmbito da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ), o evento reuniu 98 integrantes das forças da segurança pública e segurança penitenciária do país, além de representantes das polícias nacionais da Espanha, da Bolívia e do Peru.
“Quando falamos sobre segurança pública no cenário nacional, é imprescindível entender a realidade vivenciada no Estado do Rio de Janeiro. O conflito armado de grupos criminosos por disputas territoriais em busca do controle do tráfico de drogas, aliado à geografia do local e a quantidade de armamentos em posse de criminosos, torna ainda mais difícil e complexas as ações policiais. É neste sentido que promovemos esses encontros para aumentar o conhecimento, integrar as forças e aprimorar as ações de combate”, afirma o diretor de Inteligência da Senappen, Abel Barradas.
“É de extrema importância a integração das forças de segurança e o planejamento conjunto de ações para combater as organizações criminosas. É neste sentido que a Senappen organizou um calendário de eventos e atividades que fomenta e estimula a interação entre as agências de inteligência e fortalece a produção de conhecimento no sentido de combater o crime organizado em diversas frentes, também com a participação de forças de segurança de outros países”, destaca o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte