Economia

Serviços postais brasileiros são reconhecidos como melhores da América Latina

A cerimônia para entrega dos prêmios foi realizada durante o 4º Congresso Extraordinário da UPU, em Riade, na Arábia Saudita

06/10/2023 00:00
Serviços postais brasileiros são reconhecidos como melhores da América Latina
Foto: Divulgação/Correios

 

O Brasil foi homenageado, nesta quinta-feira (5), com a premiação “Líder Regional no setor postal”, sendo consagrado pela União Postal Universal (UPU) como país campeão do desenvolvimento do setor entre seus pares da América Latina. A cerimônia para entrega dos prêmios foi realizada durante o 4º Congresso Extraordinário da UPU, em Riade, na Arábia Saudita.

Divulgação UPU

“O reconhecimento internacional só foi possível devido ao trabalho duro de todas as empregadas e empregados dos Correios, que, comprometidos em prestar um serviço público de qualidade, trabalham diariamente para entregar um serviço postal de alto nível aos brasileiros”, declarou a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino Mendes, que também é presidente do Conselho de Administração dos Correios e representou a empresa durante a solenidade.

Todos os anos, a UPU realiza uma avaliação, por meio do Índice Integrado de Desenvolvimento Postal (2IPD) , no âmbito do seu relatório sobre o “Estado do Setor Postal”. Agrupados por região e entre 10 níveis de desenvolvimento postal, o 2IPD mapeia a capacidade, a maturidade e o desenvolvimento do setor postal em todo o mundo, fornecendo uma visão geral de 172 países.

Desenvolvimento postal – O relatório lançado este ano traz ainda um destaque inédito: a identificação, pela primeira vez, de uma ligação causal entre o desenvolvimento postal dos países e o crescimento econômico nacional – particularmente em tempos de crise.

Comparando as pontuações do desenvolvimento postal com o crescimento do PIB real, o levantamento aponta que países com uma rede postal bem estruturada obtiveram uma maior recuperação pós-pandemia. Um cálculo apresentado no documento mostra que, sem os serviços postais, o PIB de um país cairia quase 7%, o que ressalta o papel essencial dos serviços postais no desempenho econômico nacional sustentável. “As nossas conclusões devem servir como um apelo aos governos e outras partes interessadas para estabelecerem parcerias e investirem no crescimento do setor postal. Tal como muitos fios que se unem para formar um tecido forte e resiliente, a colaboração e as parcerias irão tecer o tecido do nosso futuro postal”, afirmou o diretor geral da UPU, Masahiko Metoki, que na oportunidade também participou de uma reunião com a delegação brasileira.

 

Por: Correios

Link: https://saladeimprensa.correios.com.br/arquivos/7793
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte