Situação em Israel e na Palestina. Repatriação de brasileiros.
Itamaraty, por meio da Embaixada em Tel Aviv, iniciou o cadastro de brasileiros interessados em repatriação já no dia seguinte aos ataques, em 08/10
Desde o dia 10/10, 1413 pessoas e mais de 50 animais domésticos deixaram Israel em 8 voos da FAB no âmbito da Operação Voltando em Paz. O Itamaraty, por meio da Embaixada em Tel Aviv, iniciou o cadastro de brasileiros interessados em repatriação já no dia seguinte aos ataques, em 08/10.
Para cada voo de repatriação, a Embaixada preparou lista de passageiros, por critérios de prioridade, e manteve os contatos necessários para mobilizar os candidatos. Providenciou transporte de áreas centrais de Jerusalém e Tel Aviv até o aeroporto e realizou gestões que possibilitaram o embarque de animais domésticos
O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais em Israel que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, segue em contato com as autoridades locais a respeito de brasileiro desaparecido desde 07/10.
Grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais, aos quais tem provido toda assistência possível, inclusive alojamento em Rafah e itens de primeira necessidade. Veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a autorização para o trânsito do grupo pelo terminal de Rafah.
O Brasil continua reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros no Egito. Aeronave utilizada pela Presidência da República permanece no Cairo, aguardando autorização para resgatar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.
O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “WhatsApp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Por: Ministério das Relações Exteriores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte