Esporte

Taekwondo se despede com ouro e Brasil chega a 45 medalhas nos Jogos Pan-Americanos

Com 10 ouros, 16 pratas e 19 bronzes, o país está em quarto lugar no quadro de medalhas. Dos 56 atletas brasileiros que subiram no pódio em Santiago, 83,92% são benificiários do Bolsa Atleta

24/10/2023 23:13
Taekwondo se despede com ouro e Brasil chega a 45 medalhas nos Jogos Pan-Americanos
Foto: Divulgação/MEsp

 

Com mais três ouros na conta, o Brasil chegou a 10 medalhas douradas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e está em quarto lugar no quadro geral. O país agora soma 45 pódios no total. Além dos 10 ouros, são 16 pratas e 19 bronzes.

Dos 18 atletas brasileiros que subiram no pódio nesta terça (24), 17 são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 94,44% dos medalhistas. Levando em conta todos os atletas que medalharam no Pan até agora, 83,92% deles são bolsistas. No total, 56 atletas subiram no pódio pelo Brasil em Santiago, dos quais 47 estão no Programa.

O taekwondo se despediu dos Jogos Pan-Americanos nesta terça, e o Brasil guardou o melhor justamente para o final. Na última prova da modalidade em Santiago, a disputa por equipes no masculino, os brasileiros venceram os chilenos e garantiram uma despedida de ouro para o taekwondo brasileiro. Edival Marques, Maicon Andrade e Paulo Ricardo Melo, todos eles bolsistas na categoria Pódio, bateram os donos da casa por 48 a 16 e ficaram com a medalha inédita, na primeira vez que a prova foi disputada em Pans.

Antes, a equipe feminina do Brasil já tinha levado o bronze. Sandy Macedo, Carol Santos e Maria Clara Pacheco caíra na semifinal para o México, mas se garantiram no pódio, com um bronze inédito.

Mais um ouro para a coleção
No primeiro dia de finais por aparelhos da ginástica artística no Pan, o Brasil teve três importantes conquistas. A campeã olímpica e mundial no salto, Rebeca Andrade, adicionou mais uma medalha ao pescoço em Santiago. Após garantir a medalha de prata na prova por equipes, Rebeca ganhou medalha de ouro no salto.

Nas barras assimétricas, teve dobradinha brasileira. A dupla de medalhistas do Mundial de Ginástica também está brilhando no Pan. Rebeca Andrade ficou com a prata, com uma nota de 14.333, e Flávia Saraiva, com 13.733, levou o bronze.

No masculino, Arthur Nory também adicionou medalha a seu acervo. Depois da prata no geral por equipes, ele conquistou o segundo lugar no solo, com a nota de 13.933.

 

Mais um ouro veio da piscina, com o revezamento 4 x 200m livre masculino. Foto: Satiro Sodré/CBDA

Revezamento dourado
Ouro na piscina! O Centro Aquático de Santiago continua dando alegrias para os nadadores brasileiros. Foram mais quatro medalhas conquistadas. A de ouro veio com o revezamento 4 x 200m livre masculino. A equipe brasileira formada por Murilo Sartori, Breno Correia, Fernando Scheffer e Guilherme Costa marcou 7:07.53 e superou os norte-americanos para subir no alto do pódio. É a sexta medalha de ouro do Brasil na natação dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

E ainda teve uma prata e dois bronzes. A prata veio com o revezamento 4 x 200m livre feminino. Maria Fernanda Costa, Nathália Almeida, Stephanie Balduccini e Gabrielle Roncatto fizeram o tempo de 7:55.85 e ficaram atrás apenas das norte-americanas.

Gabi Roncatto já tinha conquistado o bronze nos 400m medley. E na mesma prova, mas no masculino, Brandonn Almeida garantiu mais um bronze para o Brasil. Todos os nadadores brasileiros medalhistas desta terça são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.  A natação chega a 21 medalhas no Pan, sendo 6 ouros, 6 pratas e 9 bronzes.

Badminton garante medalhas
O Brasil garantiu três medalhas no badminton. As duas primeiras já têm cor: os bronzes das duplas mistas, com Davi Silva e Sânia Lima, e das duplas femininas, com Juliana Oliveira e, de novo, Sânia Lima. Mas a última ainda vai ser definida. É que Davi Silva e Fabricio Farias venceram a semifinal das duplas masculinas e agora vão enfrentar os canadenses Yakura/Dong na final marcada para esta quarta (24), a partir das 9h30.

Outras modalidades
O Brasil estreou no handebol do Pan com uma vitória tranquila da seleção feminina. O time verde e amarelo venceu o Paraguai por 27 a 15. A Seleção busca seu sétimo título seguido e a vaga olímpica.

No vôlei de praia, André e George venceram os paraguaios Massare e Melgarejo por 2 sets a 0 ( 21/14, 21/14) e agora vão enfrentar os irmãos argentinos Capogrosso nas quartas de final nesta quarta. Ana Patrícia e Duda passaram direto par as quartas e também volta à quadra nesta quarta (25).

No tênis, que estreou no Pan nesta terça (24), 100% de aproveitamento para o Brasil. Carol Meligeni e Laura Pigossi não perderam sequer um set e avançaram na chave de simples feminina. E na simples masculino, Thiago Monteiro e Gustavo Heide também venceram e avançaram.

No surfe, Silvana Lima e Tati Weston-Webb lideraram suas baterias iniciais. No masculino, duelo de brasileiros e Krystian Kymerson venceu Marcos Correa (8.80). Carlos Bahia e Chloe Calmon estrearam bem no longboard.

No beisebol, vitória histórica e 100% de aproveitamento. A seleção brasileira venceu Cuba por 4 x 2 pelos e avançou para a segunda fase da competição e segue na briga por uma medalha.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/taekwondo-se-despede-com-ouro-e-brasil-chega-a-45-medalhas-no-pan
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte