Tebet participa da entrega de 537 unidades do programa Minha Casa Minha Vida em Aracruz (ES)
Evento contou com a presença do governador Renato Casagrande e ocorreu em paralelo com outros estados; Lula falou do Alvorada

Suzana. Bárbara. Priscila. Sirleida. Quatro mulheres, quatro mães de família entre as 537 que realizaram nesta segunda-feira (23/10) o sonho de ter a própria moradia em Aracruz, Espírito Santo. Ao todo, foram 1.651 famílias contempladas neste conjunto de entregas: 480 receberam suas chaves em São Vicente (SP) na sexta-feira; hoje, em evento simultâneo com a participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram 384 unidades distribuídas em Maceió (AL) e outras 250 em Santa Maria da Vitória (BA), além de Aracruz.
“Estamos aqui com a felicidade de termos a nossa própria casa. Para quem paga aluguel não é fácil, ele está tirando o pão da boca dos seus filhos. Hoje eu posso dizer que eu tenho a minha casa”, disse a cadeirante e moradora de Aracruz Sirleida das Neves, no evento que contou com a participação da ministra Simone Tebet e do governador capixaba Renato Casagrande. “Estou muito feliz pela conquista, foram muitos anos de espera, mas valeu a pena”, comemorou Suzana Soares .
Para Tebet, entregar a chave da casa própria a uma mãe de família é uma emoção ímpar. “A casa é a porta de entrada para a cidadania, para todos os outros direitos”, disse. Tebet lembrou das entregas do MCMV quando foi prefeita de sua cidade natal, Três Lagoas (MS). “É sempre uma emoção. Aqui não está a ministra, está a mulher e está a mãe que foi prefeita de uma cidade do tamanho de Aracruz. Naquela época estávamos com Lula na presidência. Foi o momento em que a minha cidade mais recebeu casas populares”, destacou ela.
A ministra centrou os agradecimentos nos operários e operárias que construíram os lares. “Os trabalhadores que ergueram estas casas o fizeram com todo o amor e cuidado, porque sabiam que dentro delas iriam morar homens e mulheres de bem, os filhos do Estado do Espírito Santo”, afirmou. Ninguém merece mais uma salva de palmas que os trabalhadores e trabalhadoras que edificaram este empreendimento.”
As moradias não vêm sozinhas, e sim acompanhadas de asfalto, esgoto e iluminação, lembrou ela. “Tem creche, escola e posto de saúde aqui perto. E se faltar vaga, não faltará recurso para a construção”, garantiu. A ministra também apontou que este governo não entrega apenas moradia, mas também inflação baixa e empregos com carteira assinada, e que ela recebeu do presidente Lula a determinação de promover todo ano ganhos reais do salário mínimo.
O governador Renato Casagrande, por sua vez, destacou a parceria entre os governos estadual e federal na construção de moradias, enquanto o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, afirmou que esta foi a maior distribuição de casas populares já realizada na cidade. “Casa é dignidade e cidadania”, afirmou.
Com as entregas realizadas hoje, sobe para 12.317 o total de moradias distribuídas neste ano na faixa 1 do programa, depois de quatro anos de paralisação. "Estou feliz porque retomamos o Minha Casa Minha Vida. Pretendemos construir 2 milhões de casas até o fim do meu mandato. A casa é um porto seguro para as pessoas", disse o presidente Lula, falando do Palácio da Alvorada, onde ainda se convalesce de cirurgia . Ele lembrou de sua primeira morada, ainda de aluguel, e ressaltou a importância da convivência social que um lar proporciona. "Eu sinto no meu coração como se fosse eu que estivesse recebendo uma chave dessas", afirmou. "Nós queremos dar a vocês o direito de ter o ninho de vocês, para construir a família de vocês com amor."
A entrega na Bahia contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo Rodrigues; em Alagoas, estiveram presentes o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador Paulo Dantas. Em São Vicente (SP), na sexta-feira, os beneficiários receberam suas chaves das mãos do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França. “É inédito isso. Vendo a emoção das famílias na Bahia, em Alagoas, em São Paulo, parece que elas estão do nosso lado. Parece que essa energia vem por ondas e chega até o nosso coração”, disse Tebet.
Falando ao lado de Lula no Alvorada estava o ministro das Cidades, Jader Filho. Ele disse que esta é a missão mais importante de sua vida. O programa foi relançado em apenas 40 dias de governo e os financiamentos já chegam a 350 mil unidades, com a redução de juros e o aumento do valor a ser financiado, lembrou ele. “Vamos bater a meta de 450 mil só em 2023.”
Jader destacou que os pedidos do presidente foram atendidos – as unidades contarão com varanda e os conjuntos terão biblioteca já com livros, graças a um acordo com a Academia Brasileira de Letras. Até o fim do mandato, o programa poderá gerar 8 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo o ministro. Jader também mencionou a parceria com os governos locais no Minha Casa Minha Vida Cidades. “Somando esforços entre os governos dos estados, as prefeituras e o governo federal, trazemos mais gente para o programa. Com isso, mais famílias vão poder realizar o sonho da casa própria. É somando esforços que poderemos fazer com que mais gente realize esse sonho”, afirmou.
Por: Ministério do Planejamento e Orçamento
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte