A promoção dos destinos turísticos brasileiros está de volta à França. Depois de quatro anos ausente da principal feira de turismo de Paris, o Brasil marca presença nos três dias da edição 2023 da IFTM Top Resa. A feira acontece de 3 a 5 de outubro e é considerada a principal feira B2B da indústria do turismo francês. Nela, a Embratur apresentará um Brasil sustentável, com compromisso climático é que promove sua diversidade.
Com uso de inteligência de dados, a Agência promove na feira, ao trade internacional, os destinos turísticos brasileiros que convergem com a demanda dos turistas franceses. Segundo o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a intenção é promover ainda mais os destinos do Brasil no mercado francês, dando enfoque aos eixos centrais da Embratur.
“Agora, mais do que nunca, podemos dizer, com a Embratur na Top Resa, que o Brasil voltou. Depois de quatro anos do apagão do turismo brasileiro, estamos retomando a promoção dos nossos destinos turísticos na maior feira de turismo da França. Nós vamos dar destaque aos destinos que possuem compromisso climático e tem políticas de sustentabilidade, como as Cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná, e a Floresta Amazônica, que coloca o eixo da sustentabilidade em evidência. A capital Salvador, na Bahia, com toda a sua ancestralidade, sua cultura, também tem destaque com uma das nossas principais prioridades da promoção do turismo do brasileiro no exterior: o afroturismo, um dos eixos centrais da Embratur hoje”, pontuou Freixo.
Na Top Resa, a Embratur irá trabalhar os cinco segmentos estratégicos para o mercado francês: Sol e Praia, destacando praias sustentáveis e que contemple a diversidade de paisagens; Cultura, por meio de experiências de Patrimônio, Museus, Música e Festas Populares; Gastronomia, com foco na identidade local e nas técnicas tradicionais; Ecoturismo e Aventura, como as trilhas da Serra da Capivara (PI) e da Chapada dos Guimarães (BA), e o Afroturismo, a partir de experiências com protagonismo negro, apresentando a cultura afro-brasileira por meio de caminhadas negras, visitas à quilombos, visitas à terreiros, festas populares, gastronomia e monumentos.
A programação do estande da Embratur conta, ainda, com ações de relacionamento voltadas para experiências de gastronomia e cultura, com o cooking show de comida caiçara, nordestina, quilombola e mineira, além de masterclass de caipirinha.
As companhias aéreas Azul Brazilian Airlines e Latam Airlines também estarão presentes no evento com as novidades sobre a conectividade com o Brasil. Ao todo, 37 voos semanais saem da França para as principais cidades brasileiras: Guarulhos e Campinas, em São Paulo, além do Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).
A França é o sétimo país que mais envia turistas ao Brasil. Em terras brasileiras, os viajantes franceses gastam, em média, R$ 14.633 ( $2.725,07), em toda a estadia. De janeiro a agosto deste ano, 119.377 franceses desembarcaram no Brasil.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)