Outubro Rosa: Vice-Presidência faz campanha sobre prevenção do câncer de mama
Equipe vestiu a cor da campanha para marcar a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero
Encerrando o ‘Outubro Rosa’, a equipe da Vice-Presidência da República participou da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cânceres de mama e de colo de útero.
Ao longo de todo o mês de outubro, o Palácio do Planalto foi iluminado na cor rosa, em alusão à campanha, criada no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada nos Estados Unidos. Desde então, tornou-se um movimento mundial de conscientização para prevenção e controle do câncer de mama.
O período é anualmente relembrado, com o objetivo de divulgar e compartilhar informações, visando a redução da incidência e da mortalidade, através do diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer- INCA, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
No Brasil, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres, as maiores taxas estão nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em nosso país, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Principais sintomas
Os principais sinais e sintomas que caracterizam o de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Por: Vice-Presidência da República (VPR)
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