Agricultura

MRE recebe Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos

Em Brasília, o Xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan foi recebido pelo ministro Mauro Vieira

03/10/2023 17:15
MRE recebe Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil


Nesta terça-feira (03/10), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan, acompanhado pela Ministra de Estado da Cooperação Internacional, Reem Ebrahim Al Hashimy.

Durante a reunião, ressaltaram o momento positivo das relações bilaterais, marcado pela visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aos Emirados Árabes Unidos, em abril, e o convite para que o presidente emirático, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, visite o Brasil em 2024, ano em que se celebrarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

Os chanceleres revisaram a agenda bilateral e expressaram o anseio de fortalecer a parceria estratégica em áreas como comércio, investimentos, energia, defesa, segurança alimentar, agricultura, ciência, tecnologia, turismo, cultura e cooperação espacial. Além disso, destacaram os investimentos dos EAU no Brasil, especialmente em infraestrutura.

Discutiram igualmente a cooperação para promover o desenvolvimento sustentável e combater as mudanças do clima, tendo em vista a realização de eventos como a COP28 em Dubai e a COP30 em Belém do Pará. Na área de defesa, concordaram em ampliar a cooperação entre governos.

O Brasil saudou os Emirados Árabes Unidos como um dos países convidados a ingressar no BRICS e reafirmou o compromisso do bloco com uma ordem econômica mundial mais equilibrada e com reformas na governança global.

Por: Ministério das Relações Exteriores

Link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/visita-do-ministro-dos-negocios-estrangeiros-dos-emirados-arabes-unidos-xeique-abdullah-bin-zayed-al-nahyan-a-brasilia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte