Voltando em Paz: Anvisa atua na acolhida aos repatriados do conflito entre Israel e Hamas
Em parceria com outros órgãos, a Anvisa vem participando das ações de acolhimento da operação de repatriação Voltando em Paz.
Realizada pelo Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB) e com a atuação de diversas instituições, a operação Voltando em Paz também conta com ações da Anvisa. A Agência tem atuado no desembarque de cidadãos brasileiros em processo de repatriação (retorno ao Brasil motivado por impedimentos no país de residência atual) e estrangeiros oriundos do conflito no Oriente Médio – que chegam pelos aeroportos internacionais do país, transportados pela delegação brasileira mediante acordos diplomáticos.
Entre as ações realizadas pela Anvisa estão a inspeção sanitária das bagagens e orientações de saúde a essas pessoas. A Agência também monitora a ocorrência de eventuais eventos de saúde a bordo, não tendo sido registrado nenhum até o momento.
A cargo da FAB, a chegada dos voos se concentra na cidade do Rio de Janeiro (RJ), tendo ocorrido desembarques também em Brasília (DF) e Recife (PE).
Segundo dados do Governo Federal, desde o dia 11 de outubro, quando o Brasil recebeu o primeiro voo de repatriação oriundo da região, até esta segunda-feira (23/10), a operação Voltando em Paz totaliza 1.413 passageiros resgatados da região do conflito, sendo 1.410 brasileiros e três bolivianos, além de 53 animais de estimação.
Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte