Aeroporto de Petrolina (PE) receberá investimentos de R$ 56 milhões
Valores serão aplicados pela nova concessionária para obras de ampliação, modernização e reforço na segurança operacional
“Mais conforto, segurança e qualidade para os passageiros” que passam pelo aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, assim destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em sua apresentação, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (13), que deu início à nova fase das obras de expansão do segundo terminal aeroportuário que mais transporta passageiros no estado.
“O investimento é fundamental e necessário para ampliar as operações no terminal, gerar mais emprego e estimular a economia local. O nosso objetivo também é expandir o turismo de negócio e lazer, para que mais viajantes conheçam as belezas naturais de Petrolina. Ao lado do presidente Lula, estamos trabalhando todos os dias por Pernambuco e pelo Brasil”, comentou.
Administrado pela concessionária CCR Aeroportos desde março de 2022, o sítio aeroportuário terá, durante a segunda etapa de obras, pelo menos 15 novas intervenções que serão realizadas nos próximos meses, com investimento previsto de R$ 56 milhões. A previsão é que as melhorias sejam concluídas até o final do primeiro semestre do próximo ano. Os novos empreendimentos vão gerar 215 novos postos de trabalho.
“Esse terminal é porta de entrada para as belezas do sertão nordestino e para o ambiente de negócios desta região, que só tem crescido e possui boas perspectivas ao horizonte. Com a realização da obra, estamos entusiasmados em impulsionar o potencial econômico e turístico da região, proporcionando uma experiência aeroportuária de excelência para passageiros e parceiros comerciais”, ressaltou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
Sobre os investimentos
Entre os principais investimentos previstos na nova fase de intervenções do aeroporto, destacam-se a ampliação do pátio de aeronaves, a implantação do sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras e a instalação e manutenção de sistema de desaceleração de aeronaves em Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESA).
No terminal de passageiros, estão em andamento intervenções para ampliação e disponibilização de novos serviços, que vão proporcionar mais conforto e bem-estar aos viajantes. Ao final das obras, o aeroporto de Petrolina contará com uma esteira de restituição de bagagem e um novo pórtico de segurança para controle de acesso ao pátio e às aeronaves.
Movimentação do aeroporto
Nos nove primeiros meses deste ano, o aeroporto internacional de Senador Nilo Coelho, como também é conhecido, transportou mais de 364 mil passageiros para destinos no Nordeste e Sudeste do país. O terminal apresentou crescimento de 18,45% no número de pessoas transportadas na comparação com o mesmo período de 2022. Atualmente, o terminal conta com média de 87 voos semanais operados por 4 diferentes companhias aéreas brasileiras.
Além do Ministro Silvio Costa Filho, o lançamento das novas intervenções no aeroporto de Petrolina contou com as presenças do diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira, do Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, e do Presidente da CCR, Fábio Russo, além do atual prefeito da cidade, Simão Durando.
Por: Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte