Afrofuturismo e design de ficção são tema da Semana de Inovação 2023
Maior evento de inovação pública da América Latina oferece oficina gratuita que aborda uso de jogos cooperativos com narrativas centradas em perspectivas negras e indígenas.
Imagine um jogo em que o usuário pode viajar em um multiverso, explorando futuros possíveis e criando novos artefatos para mundos paralelos, usando narrativas criadas nas perspectivas negras e indígenas. Esse jogo já existe, é o AfroRitmos do Futuro, e será apresentado em na oficina Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo, dentro da programação da Semana de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), que acontece de 7 a 9 de novembro com atividades presenciais e online.
O condutor da oficina é Lonny J Avi Brooks , professor de Comunicação Estratégica e Prospectiva da California State University e co-produtor do Afrofuturist Podcast (democratizando um futuro anti-racista). Brooks estará em Brasília para ministrar a oficina que acontece na sede da Enap no dia 07 de novembro, primeiro dia da extensa programação da Semana de Inovação da Enap.
A programação em Afrofuturismo também inclui a Mesa Redonda Ficção Especulativa e Afrofuturismo, que vai trazer uma contextualização da Ficção Especulativa Negra e do Afrofuturismo e suas relações com a literatura ficcional e literatura não ficcional, cinema, publicidade e como produção de sentidos narrativos.
Esta Mesa Redonda será mediada por Kinaya Black, pesquisadora do Afrofuturismo na literatura, tradutora e bordadeira, com a participação de Sheree Reené Thomas, também convidada internacional, editora e autora premiada, e Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista.
Saiba mais sobre Afrofuturismo e Design de Ficção na Semana de Inovação da Enap
Curadoria de Zaika dos Santos, fundadora da empresa Afrofuturismo Art e Stem, cientista de dados, multi-artista, curadora de arte digital, designer, engenheira de prompt, ficcionista, pesquisadora, especialista em Inteligência Artificial, Afro- especuladora, criptoartista mediadora de comunidade Web 3.0.
Oficina presencial
Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo
Data: 8/11, às 10h
Local: Sala 126
Palestrante: Lonny J Avi Brooks (convidado internacional)
Resumo: AfroRitmos do Futuro é um jogo cooperativo de design, exploração e narrativa que centra as perspectivas negras e indígenas. Cada jogador é um viajante do multiverso, explorando futuros possíveis e criando novos artefatos para mundos paralelos.
Mesa redonda (com transmissão online)
Ficção especulativa e afrofuturismo
Data: 07/11 às 10h
Local: Espaço Nexus
Resumo: O bate-papo vai trazer uma contextualização da Ficção Especulativa Negra e do Afrofuturismo, movimentos de especulação e seus trânsitos entre a literatura ficcional e literatura não ficcional, cinema, publicidade e como produção de sentidos narrativos.
Objetivos: Compreender a potencialidade de movimentos de especulações negras como narrativa ficcional e não ficcional que possibilita o reposicionamento histórico das populações africanas, afrodescendentes e indígenas partindo da literatura, do audiovisual e de matériais publicitários
Integrantes da Mesa:
Sheree Reené Thomas, escritora, editora e autora norte-americana, bastante premiada e uma referência em literatura de ficção afrofuturista, sendo autora para publicações do Pantera Negra, da Marvel.
Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista
Mediação de Kinaya Black (pseudônimo de Gisele Sousa), pesquisadora do Afrofuturismo na literatura, tradutora, bordadeira e mestranda em Letras pela UFC.
A programação completa pode ser consultada aqui.
.
Mais sobre a Semana de Inovação da Enap 2023: Reconectar para Reconstruir
Faltam 11 dias para o início da Semana de Inovação da Enap 2023, e as inscrições ainda estão abertas para as atividades presenciais e online. Os inscritos terão acesso às transmissões ao vivo das atividades. Não é necessário se inscrever individualmente nas atividades favoritas, os espaços (online e presencial) são preenchidos por ordem de chegada e sujeito à lotação. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br ou pelo aplicativo oficial do evento (basta baixar pela loja de apps do seu aparelho de celular IOS ou Android ).
O evento é uma oportunidade única para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico para refletirem sobre o papel da inovação na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade.
O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar, mais que o dobro do público de 2022. Serão mais de 500 horas de programação divididas entre atividades presenciais e em uma plataforma virtual, que conta com transmissão ao vivo, atividades exclusivas para o público virtual e ações de gamificação, além de um espaço de networking, atividades culturais, oficinas e outras ações. Servidores e profissionais do Rio de Janeiro estarão presentes em mais de 20 atividades, oferecendo oficinas, mesas redondas e especializações de temas relacionados ao universo da Inovação.
A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio da Dataprev, da Petrobras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Instituto Unibanco, da Microsoft e da CAIXA e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.
Tem também o apoio do Banco do Brasil, do Instituto Eldorado, da Embaixada da Dinamarca, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF),da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.
SERVIÇO:
Semana de Inovação 2023 da Enap
Data: 7, 8 e 9 de novembro
Formato: Híbrido
Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900
Mais informações e inscrições: semanadeinovacao.enap.gov.br
Por: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte