Aline Rocha troca a neve pela pista de atletismo e estreia com medalha em Jogos Parapan-Americanos
Brasileira, que se tornou a primeira mulher do país a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno, agora se tornou medalhista parapan-americana ao ficar com a prata nos 400m T53/T54
A primeira mulher do Brasil a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 2018, na Coreia do Sul, experimentou novamente em Santiago, no Chile, o gostinho de uma estreia. Aos 32 anos, Aline dos Santos Rocha entrou pela primeira vez na pista de atletismo para competir em Jogos Parapan-Americanos e, de quebra, conquistou a medalha de prata nos 400m T53/T54.
"Geralmente estou nas maratonas pelo mundo, nos esportes de neve, mas eu não esperava estar nesta grande competição", disse Aline. "É uma emoção imensa. Primeiro Parapan, primeira medalha. Fico ansiosa antes da prova, mas conquistar a medalha é uma alegria imensa", comemorou a atleta, que faz parte do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Aline está acostumada a enfrentar desafios de grandes distâncias, como maratonas de 42 km. No Parapan, ela está experimentando representar o Brasil em provas curtas pela primeira vez, que exigem mais explosão e força, em vez da resistência das provas distantes.
Na prova dos 400 metros, a medalha de ouro ficou com a norte-americana Hannah Xuejia, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 55s04. Aline garantiu o segundo lugar com 57s52, e a brasileira Vanessa Cristina ficou com a medalha de bronze, marcando 58s71.
Paixão pelo esporte
Aos 15 anos, Aline viu sua vida tomar um rumo inesperado após um acidente de carro que a deixou paraplégica. Quatro anos depois, por meio de um convite de um amigo envolvido com basquete em cadeira de rodas, Aline se viu integrando a Associação de Joaçaba, em Santa Catarina. Lá, ela descobriu sua paixão pelo esporte e, em 2017, fez a transição para o esqui cross-country, desbravando os esportes de neve.
No Parapan do Chile, a bolsista, conhecida pelas provas de esqui cross-country, vai disputar também a prova dos 800 metros, que será realizada nesta quinta (23.11). "Saindo do Parapan, eu já vou para a competição de neve, no dia seguinte. Vou para a Noruega na Copa do Mundo", revelou.
O suporte do Governo Federal garante para Aline dos Santos o valor de R$ 15 mil por mês durante 12 meses, permitindo que ela mantenha o foco no esporte, garantindo melhores condições de treinamento e viagens para as competições internacionais.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte