Ministério de Portos e Aeroportos apresenta projetos do Governo Federal em Dubai
Comitiva do Governo Federal participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, entre 30 e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos
O titular do Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, integra a comitiva do Governo Federal que participará da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, dos dias 30 novembro a 12 de dezembro.
A Conferência das Nações Unidas tem por objetivo discutir práticas sustentáveis visando o controle das mudanças climáticas selado no Acordo de Paris, com o foco especial em projetos e ações que visam acelerar a mudança do uso de combustíveis fósseis para fontes de energia limpas, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa antes de 2030. No continente asiático, além de Dubai, Costa Filho cumprirá agendas e encontros bilaterais em Riade, na Arábia Saudita, e em Doha, no Catar.
O ministro apresentará a carteira de investimentos de mais de R$ 70 bilhões e boas práticas ambientais do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) como os trabalhos para o início da produção do combustível renovável para a aviação civil, o SAF, corredores hidroviários verdes e o processo de descarbonização dos portos. Além disso, reforçará o potencial dos portos e hidrovias do país, que são responsáveis por 95% da movimentação do PIB brasileiro.
Em Riade, ao lado da comitiva do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e outros ministros brasileiros, Costa Filho se encontrou com o príncipe saudita, Abdulaziz Al Salman, e o CEO do Grupo Aramco, Amin H. Nasser e, em seguida, ele se reunirá com representantes do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita e o governador do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Stehen Groff.
O ministro também se reunirá com o ministro dos Transportes, Saleh Al-Jasser; e visitará as instalações do terminal portuário da Red Sea Gateway e a empresa nacional de carga, Bahri. Costa Filho finalizará o dia em reunião com o ministro do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita. Na Arábia Saudita, Costa Filho segue com reuniões até o dia 30, quando embarca para Doha, no Catar.
Por: Ministério da Casa Civil
"Essa será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o grande potencial que o Brasil tem para se investir e se desenvolver com sustentabilidade e segurança jurídica. Sob a liderança e orientação do presidente Lula, temos uma carteira de grandes iniciativas nos nossos portos, aeroportos e hidrovias que dialogam com práticas sustentáveis, como a produção do combustível renovável para a aviação, os corredores hidroviários verdes e a busca pela descarbonização dos nossos portos", disse Costa Filho.
Nessa missão, o ministro quer ampliar a discussão sobre a vinda de mais companhias aéreas internacionais para o país. O esforço é para aumentar a malha aérea brasileira, o que possibilitará a concorrência por preços das passagens mais acessíveis à população brasileira. Ainda no setor aéreo, Costa Filho apresentará o plano regional de aviação, buscando atrair empresas low cost.
Por: Ministério de Portos e Aeroportos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte