BC lança pesquisa-piloto sobre expectativas de empresas não financeiras
Em fase de coletas iniciais, consulta aborda questões como atividade, demanda, inflação e custos
O Banco Central iniciou pesquisa-piloto com empresas do setor não financeiro. Em linha com a experiência de outros bancos centrais, a pesquisa visa coletar a percepção e as expectativas do setor empresarial não financeiro quanto à situação dos seus negócios e sobre algumas variáveis econômicas que podem influenciar suas decisões.
A iniciativa faz parte do esforço de maior aproximação do BC com empresas não financeiras, que inclui também o aumento do número de reuniões periódicas do Diretor de Política Econômica e do Departamento Econômico com empresas não financeiras e associações empresariais. A ideia é ouvir suas percepções sobre seus negócios e a economia em geral.
“A pesquisa é um projeto do Banco Central que pretende, por meio de questionários, mensurar as percepções das empresas do setor não financeiro quanto à evolução do ambiente macroeconômico. As perguntas abordarão questões como atividade, demanda, inflação e custos” , destaca Diogo Abry Guillen, Diretor de Política Econômica do BC.
As percepções e expectativas são elementos cruciais no processo de tomada de decisão das empresas e devem ser levadas em consideração pelos bancos centrais, tendo em vista que influenciam a dinâmica da atividade econômica e da formação de preços de bens e serviços e, como consequência, a inflação.
Ao lado das expectativas de analistas de mercado, coletadas pelo BC e divulgadas no Relatório Focus, a percepção e as expectativas de empresas não financeiras se constituirão em instrumento relevante de informação para melhor entendimento e análise da conjuntura econômica.
Fase inicial da pesquisa
Inicialmente, cerca de cem empresas serão consultadas a fim de testar o questionário e possibilitar a validação das respostas. Essa amostra inicial foi elaborada tendo como ponto de partida uma seleção das maiores empresas de cada setor de atividade, excluindo-se os setores público e financeiro, acrescida de empresas com as quais o BC já vem realizando reuniões periódicas.
As informações das coletas iniciais, que não serão divulgadas, serão destinadas exclusivamente para uso interno e aperfeiçoamento do questionário. A participação é voluntária e o questionário ficará hospedado no site do BC.
À medida que a pesquisa avance e se torne mais conhecida entre as próprias empresas, pretende-se ampliar o rol de respondentes por meio de contatos com as principais instituições representativas do setor empresarial de cada segmento econômico. Assim, e conforme haja progresso da pesquisa e melhor entendimento e aprendizado por parte do BC, oportunamente a pesquisa passará do estágio de piloto para uma pesquisa recorrente, de periodicidade trimestral, que então terá seus resultados quantitativos agregados divulgados. Não há, entretanto, previsão para o início da publicação dos resultados agregados da pesquisa.
Conteúdo da pesquisa
O questionário dessa pesquisa-piloto ( disponível aqui ) coletará informações e percepções de dirigentes de empresas utilizando perguntas qualitativas e quantitativas e está dividido em duas partes, sendo que a primeira contém perguntas sobre as condições atuais da economia e do negócio da empresa. Na segunda parte, há questões sobre a evolução esperada para a economia e para os negócios. Em ambas, as questões procuram capturar as percepções relacionadas à demanda pelos produtos da empresa, à variação dos custos de mão de obra, à variação dos preços dos produtos e à margem de resultado da empresa. Essas questões são complementadas por duas perguntas sobre as expectativas de inflação para os próximos doze meses e daqui a três anos.
Por: Banco Central do Brasil
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte