Brasil e Dinamarca definem ações para avançar na cooperação em PI
A nova etapa foi formalizada com a assinatura de memorando de entendimento em março deste ano
O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Moreira, e o diretor-geral do Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO, na sigla em inglês), Sune Stampe Sørensen, assinaram nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, em Copenhague (Dinamarca), o documento oficial com as ações da terceira fase da cooperação entre os dois países em Propriedade Industrial. A nova etapa foi formalizada com a assinatura de memorando de entendimento em março deste ano.
Entre os objetivos da cooperação, estão incluídos: o fortalecimento do exame, registro e proteção dos ativos de PI no Brasil, incluindo temas relativos a qualidade, capacitação, disseminação e interação com o usuário; o avanço da inovação e da comercialização dos ativos de PI no País; e a promoção do uso estratégico da PI como parte das políticas industriais na América Latina.
O documento foi assinado durante missão do INPI à Dinamarca entre 13 e 15 de novembro, que também incluiu: discussões com o DKPTO sobre exames de patentes, marcas, desenhos industriais, gestão da qualidade, serviços digitais e comunicação; reuniões com duas empresas dinamarquesas da área de saúde que utilizam o sistema de PI; e encontro com o embaixador brasileiro no país europeu, Rodrigo de Azeredo Santos.
Cabe destacar que as ações de cooperação entre Brasil e Dinamarca na área de PI vêm sendo realizadas desde 2018. Ao longo desse período, a colaboração incluiu atividades de capacitação e disseminação em PI, bem como o intercâmbio de boas práticas e o fomento a parcerias de inovação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas de ambos os países, em áreas estratégicas como agronegócio, saúde e energia sustentável.
Por: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte