Jogos Pan-Americanos: após 36 anos Brasil volta a ser campeão de futebol masculino
Após empate em 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação, seleção superou os anfitriões chilenos nos pênaltis e garantiu mais um ouro para o país em Santiago
A quinta medalha de ouro da Seleção Brasileira de futebol em Jogos Pan-Americanos veio neste sábado (04/11) e o Brasil quebrou um jejum de 36 anos. A última conquista tinha sido em Indianápolis 1987. Mas em Santiago, o país conseguiu garantir o lugar mais alto no pódio e, de quebra, a 200ª medalha do Time Brasil no evento.
Contra o Chile, na final, o Brasil teve dificuldades para se sobressair. Sobre os anfitriões, o placar de 1 x 1 deu sequência aos pênaltis, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. O goleiro Mycael fez a última cobrança e deu a vitória para o Brasil. "Estávamos bem focados e bem trabalhados para isso desde o início do campeonato. Agora, somos campeões", disse Gustavo Martins.
No primeiro tempo, a Seleção não atendeu às expectativas, criando poucas chances e permitindo que os chilenos ameaçassem mais o gol de Mycael do que o contrário. O Chile marcou o primeiro gol com Maxi Guerrero, aproveitando uma jogada de Damián Pizarro. Dessa forma, o Brasil continuou exibindo dificuldades em criar oportunidades.
Na etapa final, a equipe comandada por Ramon Menezes continuou com problemas na criação de jogadas, mas conseguiu empatar a menos de dez minutos do fim, com Ronald marcando de cabeça após um escanteio. O jogo foi para a prorrogação, que foi pouco movimentada e não teve chances de gol para nenhum dos lados. A partida acabou sendo decidida nos pênaltis. Na disputa, o Brasil venceu o Chile por 4 x 2.
A sólida atuação do goleiro Mycael, que manteve a baliza brasileira inviolada até a semifinal e foi o grande responsável pelo triunfo, marcou toda a boa campanha do Brasil. A Seleção terminou o campeonato invicta. A jornada dos brasileiros no Pan-Americano de Santiago-2023 começou com uma vitória apertada de 1 x 0 sobre os Estados Unidos, graças a Miranda, que marcou o gol da vitória vindo do banco.
Em seguida, a equipe enfrentou a Colômbia e triunfou com gols de Guilherme Biro e Gabriel Pirani, selando uma vitória por 2 x 0. O Brasil continuou seu percurso vitorioso ao derrotar Honduras por 3 x 0, com gols de Ronald, Gustavo Martins e Thauan Lara. Na semi, a Seleção assegurou sua vaga na final com uma vitória apertada de 1 x 0 sobre o México.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte