Brasileiro assume pela primeira vez a presidência do fórum de habitação e desenvolvimento urbano da América Latina e Caribe (Minurvi)
Brasileiro assume pela primeira vez a presidência do fórum de habitação e desenvolvimento urbano da América Latina e Caribe (Minurvi)
Pela primeira vez, um brasileiro é eleito para presidir o Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe (Minurvi), entidade intergovernamental de coordenação e cooperação que promove o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.
Após ser eleito para um mandato de um ano e tomar posse, em Buenos Aires, onde acontece desde a última quinta-feira (9), a reunião do órgão, o ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou a realização de duas reuniões do Minurvi, no Brasil, no ano que vem. Em março, em Brasília, e em dezembro, em Belém. A capital paraense será sede da COP 30, em 2025.
O Fórum é composto por ministros de habitação dos países da América Latina e Caribe. Na sua fala, o ministro agradeceu o voto de confiança dos outros países e destacou o compromisso brasileiro com a cooperação internacional.
“Assumo essa presidência tendo bem presentes as instruções que recebi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de resgatar o perfil internacional do Brasil em todos os âmbitos e em particular no contexto das responsabilidades que ele me atribuiu, ao me nomear como Ministro das Cidades em janeiro deste ano”, disse.
E acrescentou: “Quero aqui reafirmar o compromisso com a cooperação regional e a constante troca de experiências.”
De acordo com o ministro, vai atuar pela institucionalidade e representatividade do Fórum, que é um instrumento para contribuir com a “implementação cooperativa dos nossos compromissos, diretrizes e estratégias relacionadas com a Nova Agenda Urbana, com a Agenda 2030 e com o Acordo de Paris”.
O ministro acrescentou que “os obstáculos ao acesso à habitação, à regularização e modernização de assentamentos informais, ao desenvolvimento de infraestruturas urbanas e à gestão territorial, continuam”.
E destacou: “As mudanças climáticas, o crescimento populacional e a urbanização desenfreada são alguns dos desafios que tornam essas questões ainda mais urgentes.”
Ao final de seu discurso, o novo presidente do Minurvi convidou a todos para participar, em março do próximo ano, da primeira reunião presencial do Minurvi em Brasília, para definir a agenda de trabalho. No final de 2024, haverá outro encontro em Belém.
A solenidade é parte da XXXII Assembleia Geral do Minurvi, que contou com uma agenda de reuniões, painéis e debates sobre habitação e desenvolvimento sustentável. Na sessão de debates, o ministro das Cidades e novo presidente do Minurvi, Jader Filho, teve destaque no painel “Financiamento de Moradia Digna e Desenvolvimento Urbano Sustentável” que abordou formas de promoção do financiamento e do desenvolvimento urbano sustentável e resiliente para a população vulnerável, com a participação do setor privado.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte