CAIXA participa da 85ª reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Banco oferece atendimento aos gestores municipais, tirando dúvidas sobre linhas de crédito e habitação popular
A Caixa Econômica Federal (Caixa) participa da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília (DF). O encontro semestral promove discussões sobre temas que impactam a gestão municipal, com o objetivo de construir uma agenda a ser trabalhada junto ao Governo Federal, parlamentares e Judiciário.
A abertura do evento, nesta terça-feira (28/11), contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do presidente da Caixa, Carlos Vieira, do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e outras autoridades.
O presidente da Caixa ressaltou o papel do banco como agente de políticas públicas voltadas às cidades brasileiras. “A Caixa tem uma aproximação enorme com os municípios, sendo um agente fundamental para fazer com que os recursos federais cheguem a eles. Esse papel impacta diretamente na melhoria da condição social do país, através da habitação, saneamento e mobilidade urbana”, disse.
Carlos Vieira destacou a contribuição da Caixa para o Projeto de Lei 3.954/2023, que simplifica o regime de execução, acompanhamento e prestação de contas para os contratos de repasse que contam com recursos da União no valor de até R$ 1,5 milhão. “Juntamente com o parlamento brasileiro e com o Governo Federal, a Caixa está encontrando mecanismos para melhorar as formas de acesso aos recursos que são destinados aos municípios. Essas ações vão ajudar e acelerar as atividades, tanto da Caixa quanto dos entes públicos, reduzindo o tempo de resposta para a realização de obras”, explicou.
Estande
A Caixa possui estande no local do evento, onde oferece atendimento individualizado aos prefeitos e divulgação de produtos e serviços voltados para o poder público.
No espaço exclusivo, empregados do banco tiram dúvidas sobre as principais linhas de negócios voltadas para os municípios, como financiamento de infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento, parceria público-privada e habitação.
Também são prestadas informações sobre gestão dos contratos de repasse do Orçamento Geral da União (OGU) e FINISA , além de orientações sobre programas regionais de benefícios sociais e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida .
Sala das Cidades e Estados
Desde março deste ano, a Caixa inaugurou 74 espaços do projeto Salas das Cidades e Estados. Por meio das salas, a Caixa coloca à disposição todo seu corpo técnico para auxiliar os gestores públicos locais na estruturação de projetos que podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
Os espaços são exclusivos para atendimento e utilização por representantes de estados e municípios, para realização de reuniões, assessoramento técnico em projetos do setor público, assinatura de contratos de repasse, de financiamento, de empreendimentos habitacionais, entre outros.
Por: Caixa Econômica Federal (Caixa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte