Inmetro reativa parceria com a FNDE em programa de transporte escolar
O objetivo visa facilitar o transporte escolar de crianças que vivem em áreas rurais
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acabam de renovar parceria técnica para o Caminho da Escola, Programa do Governo Federal que objetiva facilitar o transporte escolar de crianças que vivem em áreas rurais, principalmente.
“A missão do Inmetro é trabalhar para a sociedade, e é um orgulho enorme para nós este projeto, tão importante para o país, para um transporte de qualidade e seguro para as crianças de suas casas às salas de aula, nas localidades mais remotas e difícil acesso terrestre. Elas são o futuro do nosso país”, comentou presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Essa nova parceria prevê a continuidade da realização das inspeções (protótipo, entrega e recebimento) por organismos acreditados pelo Inmetro na área da segurança veicular dos novos veículos adquiridos. Compete ao Inmetro também a definição das características e das especificações técnicas dos ônibus, das bicicletas e dos capacetes escolares a serem adquiridos no âmbito do Programa.
“A Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, entre outras atribuições, assumiu a responsabilidade quanto à gestão técnica das inspeções pertinentes aos 10 protótipos dos veículos escolares em questão. Para tanto, os seus Organismos de Inspeção Acreditados (OIA), em conjunto com servidores do Inmetro, já realizaram/aprovaram as inspeções de 8 protótipos e, até a primeira quinzena de dezembro, conforme previsto, inspecionarão os 2 restantes”, informou o coordenador-geral de Acreditação substituto, Marcos Valério Barradas.
A partir das aprovações dos protótipos, as unidades seriadas já poderão ser fabricadas e, dessa forma, as inspeções das suas unidades serão iniciadas.
Sobre o Programa Caminho da Escola
Criado em 2007, com objetivo de garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas. Principalmente os de áreas rurais e ribeirinhas, onde, na maioria dos casos, há dificuldades de locomoção, com grandes distâncias entre as residências dos estudantes e as escolas.
O controle da qualidade dos ônibus escolares é feito em parceria com o Inmetro e os veículos são equipados com Dispositivos de Poltrona Móvel (DPM), para garantir acessibilidade aos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Estudantes da rede pública de educação básica, prioritariamente os residentes em áreas rurais ou ribeirinhas são beneficiados. Gestores estaduais, distritais e municipais são os responsáveis pela aquisição dos veículos.
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte