Campanha Pantanal sem Incêndios - Onde tem fogo tem que ter cuidado
A iniciativa faz parte do Plano de ação para o manejo integrado do fogo no Pantanal que visa contribuir para a redução significativa dos incêndios florestais no bioma
A campanha Pantanal sem Incêndios é uma ação do Governo Federal, com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). A iniciativa faz parte do Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal , que visa contribuir para a redução significativa dos incêndios florestais no bioma Pantanal.
O Plano foi feito pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e contou com apoio do MMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo o Plano, as ações serão realizadas de forma integrada, buscando somar esforços das diferente entidades atuantes no Pantanal, tanto governamentais, terceiro setor e sociedade civil.
O Pantanal sofreu grandes incêndios florestais em 2020, quando aproximadamente 30% do bioma foi consumido pelo fogo causando impactos negativos à saúde, à biodiversidade e à economia. Os focos ocorreram, sobretudo, em zonas de vegetação natural e pastagem, afetando profundamente as áreas de conservação ambiental.
Buscando se antecipar e evitar a repetição desse quadro, o Plano de Ação do Pantanal prevê três frentes de atuação: prevenção, preparação e combate ao fogo, visando evitar a ocorrência dos incêndios ou diminuir sua severidade; organizar as estruturas de pessoal, equipamentos e bases operacionais; e, em caso de incidentes, controlar e extinguir todos os focos de forma organizada, segura e eficiente.
Um importante componente do Plano é a plataforma de monitoramento, Sisfogo Pantanal, onde é possível acessar mapas do bioma com identificação de áreas com maior risco de incêndios (devido à quantidade de material combustível); histórico de focos de calor; a localização das brigadas do bioma (do Ibama e do ICMBio) e de quarteis do Corpo de Bombeiros; entre outras informações.
A campanha completa está disponível em: gov.br/pantanalsemincendios
Por: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte