CAPES e Argentina assinam acordo para diversas áreas do conhecimento
Cooperação prevê apoio de até 15 projetos em cada um dos editais, que serão lançados a cada dois anos
A CAPES e o Ministério da Educação da Argentina assinaram na quinta-feira, 22, um Acordo de Cooperação para intercâmbio de pesquisadores entre instituições de ensino superior dos dois países. Serão mais de R$ 62 milhões em apoio a de ensino e pesquisa no âmbito da pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento.
O Acordo e o Plano de trabalho são válidos por cinco anos, podendo ser renovados. Para o desenvolvimento das ações, pelo menos uma instituição de ensino superior brasileira e uma instituição universitária argentina deverão estar envolvidas. Os editais serão lançados a cada dois anos e estima-se o apoio de até 15 projetos em cada um.
A CAPES financiará missões de trabalho e de estudo. Recursos de manutenção, como compra de material necessário para o funcionamento do projeto e pagamento de fornecedores, também serão assegurados. A duração das bolsas na modalidade doutorado-sanduíche será de seis a dez meses, e na de pós-doutorado, de três a dez meses.
Assinatura
A assinatura do acordo bilateral aconteceu durante a Reunião de Ministros de Educação (RME), instância superior do Setor Educacional do Mercosul. Estiveram presentes ministros de Educação do bloco e autoridades de estados-membros do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai, e Uruguai - e do Chile, país associado. O encontro ocorreu na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte