Chegada do voo de Gaza promove reencontro entre pai e filhos
Mohammed Jaber Ismail Abu Shanab, palestino que vive no Brasil há cinco anos, pôde abraçar as suas três crianças após o desembarque na Base Aérea de Brasília
Uma das cenas que mais causou comoção na chegada dos brasileiros repatriados de Gaza, na noite desta terça-feira, 13 de novembro, na Base Aérea de Brasília, foi um reencontro de pai e filhos (confira o vídeo) . O abraço apertado entre Mohammed Jaber Ismail Abushanab, 35 anos, e as crianças Anas, Leen e Ahmed explicitou toda a felicidade após uma espera de cinco meses. Uma distância ampliada pela guerra.
“Graças a Deus eles chegaram aqui vivos. Eles chegaram cansados, sim, mas eles, graças a Deus, vão descansar agora, comer bem, beber água limpa e ficar comigo. É o mais importante: salvar a vida deles”, afirmou Mohammed.
Os três filhos de Mohammed, de 9, 11 e 13 anos, estavam em Gaza com a mãe, Amalat, desde maio. Segundo o pai, que vive no Brasil há cinco anos, o contato ficou cada vez mais escasso com a eclosão do conflito. “Só conseguíamos nos comunicar a cada dois, três, quatro dias. Foram 37 dias sem energia elétrica”, lembrou.
Mohammed agradeceu o empenho do Governo brasileiro em repatriar os brasileiros da Faixa de Gaza. Diante da porta da aeronave VC2, da Presidência da República, ele posou para fotos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu quero agradecer ao presidente Lula. O governo fez o máximo para salvar a nossa família. Graças a Deus. Eu quero agradecer a eles muito, muito”, disse.
“Hoje é um dia de alegria para o Brasil. Recebemos os 32 repatriados da Faixa de Gaza, entre crianças e adultos brasileiros e seus parentes palestinos. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a recepção aos brasileiros e palestinos.
O grupo de 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza reuniu 17 crianças, nove mulheres e seis homens: são 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da Operação Voltando em Paz .
BALANÇO - Desde o início do conflito no Oriente Médio, já são 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados em cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte