Encontro das Mulheres Xavante reúne representantes de quatro terras indígenas em Mato Grosso
Evento contou com o apoio da Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou o Encontro das Mulheres Xavante das Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro, Marechal Rondon e Parabubure, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro na sede da Coordenação Regional Xavante em Barra do Garças, Mato Grosso.
As palestras e debates abordaram questões, como saúde da mulher Xavante, ciência e proteção das mulheres indígenas, violência contra mulheres e crianças na Comunidade Xavante, bem como desafios e avanços na defesa das mulheres indígenas.
A iniciativa contou com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, da Organização Não Governamental Rede de Frente, da Delegacia de Defesa da Mulher e do Ministério Público Federal. O encontro teve como propósito explorar temas essenciais para as mulheres Xavante.
Além de proporcionar um ambiente favorável para a troca de experiências e aprendizados, o evento foi um espaço para reafirmar o compromisso da Funai em apoiar iniciativas que empoderem as mulheres indígenas, reconhecendo seu papel central na construção de uma sociedade mais justa. Ao fim do evento, houve a definição de um calendário de ações com as mulheres Xavante para o ano de 2024.
Liderança
As mulheres indígenas têm papel fundamental na defesa dos territórios, da natureza e da vida dos povos originários, embora essa luta tenha sido por muitas vezes invisibilizada. Atualmente, é cada vez maior o número de mulheres indígenas que lideraram movimentos em defesa dos seus direitos.
As mulheres indígenas também têm alcançado maior destaque nos espaços públicos. É o caso, por exemplo, da titular do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ministra Sonia Guajajara, e da presidenta da Funai, Joenia Wapichana.
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte