Começa a 64ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Transportes do Mercosul
Debate resultará em assinatura de acordo para melhorar harmonização e padronização do setor de transportes internacional
A capital brasileira torna-se o centro das discussões sobre transportes na América do Sul nos dias 21 e 22 de novembro, durante a realização da 64ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 05 (SGT-5), de Transportes, do Mercosul. Com a participação de representantes de diversos países sul-americanos, o encontro tem como objetivo principal deliberar sobre os temas previamente discutidos em reuniões preparatórias, que ocorreram ao longo do ano.
Sob a liderança da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que representa o Brasil no evento, a presidência pro-tempore está sob sua responsabilidade. A Agência assume o papel de organizar os debates, visando a harmonização e padronização dos serviços de transportes terrestres entre os países membros do Mercosul. O evento promete ser um marco nas discussões sobre a integração e aprimoramento da infraestrutura de transporte internacional.
O Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, marcou presença na cerimônia de abertura, enfatizando em seu discurso a necessidade de impulsionar os esforços. "Este encontro nos proporciona a oportunidade de discutir e implementar as melhores práticas no setor de transporte, avançando na eficiência por meio da padronização das normas. Seja no transporte de cargas ou de passageiros, na intensificação da fiscalização fronteiriça ou outros temas pertinentes ao setor de transportes. Nosso objetivo é consolidar um setor robusto, eficiente e seguro em toda a América Latina", disse.
Durante a manhã, duas comissões se reuniram para discutir tecnicamente sobre avanços nas áreas de transporte de produtos perigosos e transporte marítimo. O Coordenador Nacional Adjunto do SGT-5, Guilherme Theo Sampaio, que também ocupa o cargo de diretor na ANTT, apresentou, no início dos painéis, um panorama das progressões nas discussões das comissões técnicas e das conquistas já alcançadas. Entre essas conquistas, destacam-se a revisão das penalidades entre os países e o reconhecimento do papel fundamental desempenhado pelas mulheres no setor de transportes terrestres. "Unindo esforços com discussões técnicas sérias, chegaremos a um acordo que beneficiará a todos", ressaltou.
As discussões do primeiro dia se basearam nos temas apresentados pelas comissões que compõe o SGT-5 e que serão pactuadas. O processo culminará na assinatura, amanhã, de uma ata que reflete não apenas o consenso alcançado, mas também o empenho dos representantes legais das delegações em fortalecer a colaboração e a harmonização no âmbito do transporte sul-americano. Este evento não apenas semeia o terreno para avanços significativos, mas também reafirma o comprometimento coletivo em construir um setor de transporte mais eficiente, integrado e resiliente para o benefício de todos os países envolvidos.
Por: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte