Começa aplicação do Enem 2023
Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h. Aqueles que adquiriram tempo adicional terão mais uma hora para concluir o exame
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começaram, às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo (05/11), a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias. Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h para os participantes regulares. Aqueles que adquiriram tempo adicional, por meio da solicitação de atendimento especial, terão mais uma hora para concluir o exame .
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento. O segundo dia de exame ocorrerá no próximo domingo, 12 de novembro, com aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas para realizar as provas.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Saiba mais sobre o Enem
Acesse o Press Kit do Enem 2023
Por: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte