Defesa premia melhores práticas do Projeto Soldado Cidadão
A solenidade premiou instituições que mais se destacaram no apoio à qualificação de jovens vinculados ao serviço militar
O Ministério da Defesa (MD) realizou a entrega, nesta quinta-feira, 23 de novembro, no auditório da pasta, do 12º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão (PSC). A solenidade premiou instituições que mais se destacaram no apoio à qualificação de jovens vinculados ao serviço militar, além de organizações militares que realizaram as melhores práticas de gestão no âmbito do PSC.
Durante a cerimônia, foram entregues diplomas aos representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado Do Paraná (Senac) – Unidade Foz do Iguaçu, a Fundação de Apoio À Escola Técnica (Faetec), a Unidade Bangu/RJ e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema.
A Secretária-geral Adjunta do MD, Cinara Wagner Fredo, e o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd), Tenente Brigadeiro do Ar, Heraldo Luiz Rodrigues, entregaram o prêmio, ao Comando do 6º Distrito Naval – sediado em Ladário, Mato Grosso do Sul; ao Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista – localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ; e ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O Cabo das Forças Armadas, Luiz Soares participou do PSC, durante o ano de 2023, ele se especializou em marcenaria, atividade que pretende levar para a sua vida profissional. “Além de aprimorar minhas habilidades, eu pude me atualizar dos novos procedimentos da marcenaria. Aprendi novas técnicas e novas habilidades e a disciplina da vida militar me ajudou muito nisso. Tenho a certeza de que é uma oportunidade ímpar, o curso agregou valor ao meu currículo” afirmou.
Projeto Soldado Cidadão - Com o objetivo de qualificar social e profissionalmente os jovens que prestam o serviço militar, o PSC oferece a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e, principalmente, desenvolvimento social como cidadão. Em 19 anos de atuação, o PSC capacitou cerca de 260 mil jovens e no ano de 2022 mais de 8 mil jovens participaram do Projeto e cerca de 70% foram inseridos no mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos são diversos, em áreas como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentício, construção civil, entre outros, selecionados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais e a preferência dos jovens que participam do Projeto.
Por: Ministério da Defesa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte