Em encontro com jornalistas, ministros reforçam políticas antirracistas
Café da manhã no Palácio foi solicitação de profissionais de imprensa negros, que apresentaram reivindicações e entrevistaram Anielle Franco (Igualdade Racial) e Paulo Pimenta (Secom)
A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) e o ministro Paulo Pimenta (Secom da Presidência) se reuniram em um café da manhã com jornalistas negras e negros na manhã desta quarta-feira, 22 de novembro, no Palácio do Planalto. O encontro reuniu 15 profissionais de diferentes veículos de comunicação que aproveitaram a ocasião para levarem suas perguntas e reivindicações, como a de mais acesso a fontes e informações de governo.
Para Anielle Franco, essas reuniões devem acontecer com mais frequência para garantir um contato mais direto e qualificado dos profissionais com os principais porta-vozes da gestão federal. “Como jornalista, eu me sinto honrada e emocionada quando vejo uma mesa como essa. Novembro é esse mês que a gente tem essa visibilidade maior. Isso precisa ser feito com mais frequência”, disse.
No encontro, os ministros ressaltaram o compromisso da Secom e do Ministério da Igualdade Racial de lançar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista no âmbito da administração federal a partir das discussões do Grupo de Trabalho Interministerial constituído para elaborar propostas nas áreas de formação, qualificação das informações de governo e ações para garantir maior diversidade nas áreas de patrocínio e publicidade.
Para a ministra Anielle, o GTI “não é somente para o Governo, é para que a gente possa estar em contato com a sociedade civil”.
O ministro Pimenta ressaltou a importância de políticas públicas que possam enfrentar o racismo estrutural e a falta de oportunidades nos meios de comunicação. “Eu tenho consciência da importância de que a gente adote um conjunto de iniciativas e de políticas públicas que possam enfrentar essa realidade do racismo estrutural, da invisibilidade e da falta de oportunidades”, afirmou o ministro.
Durante o encontro, que durou cerca de 1 hora e meia, a ministra Anielle e o ministro Pimenta também responderam perguntas dos jornalistas sobre a indicação para vaga de ministro(a) do STF, a relação do Executivo com o Poder Legislativo, projetos prioritários do governo em tramitação no Congresso e cenário da gestão para o próximo ano.
COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA - No dia 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que institui um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para propor ações, estratégias e orientações para uma comunicação antirracista na administração pública federal. O grupo deve fazer a primeira reunião já na próxima semana e terá 90 dias para apresentar o "Plano Nacional de Comunicação Antirracista”.
A criação do grupo é uma demanda histórica de movimentos que defendem a necessidade de uma comunicação mais inclusiva, respeitosa e que não reproduza estereótipos que reforcem o racismo.
A elaboração do Plano Nacional de Comunicação Antirracista inclui a promoção da diversidade racial em campanhas publicitárias e patrocínios do Estado, de diálogo com a sociedade e veículos de comunicação, de apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas ao tema, de formação para porta-vozes, servidores e prestadores de serviço e de fortalecimento de mídias negras.
O GTI será composto por três representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e três representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Eles convidarão especialistas e representantes da sociedade civil para participar de reuniões ou emitir pareceres.
CONSULTA PÚBLICA - Até 20 de dezembro de 2023, qualquer pessoa pode participar da consulta pública para a elaboração do plano de comunicação. As recomendações e participações servirão como subsídios e podem ser feitas através do Portal Participa+Brasil. Para acessar, o participante deve logar com sua conta do gov.br .
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte