Enade avalia a qualidade da educação superior
Prova avalia rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. O exame é também um importante instrumento para aferir o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
- A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.
O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano I do ciclo avaliativo.
O ciclo avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.
Provas – Com duração de quatro horas, as provas do Enade são compostas por uma parte de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico próprio de cada curso. O conteúdo geral é composto por dez questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a parte específica de cada curso terá 30 questões, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha.
Acesse o Sistema Enade
Saiba mais sobre o Enade
Confira o edital
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte