Encontro Nacional de Corregedorias: CGU celebra os 18 anos de criação do SisCor
Edição ressalta trajetória do sistema na promoção da integridade no poder executivo federal
Com o intuito de comemorar os 18 anos do Sistema de Correição (SisCor), a Controladoria-Geral da União (CGU) promove edição especial do Encontro Nacional de Corregedorias, entre os dias 21 a 23 de novembro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília (DF). A abertura do evento contou com a presença da secretária-executiva, Vânia Vieira, representando o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho. Ela destacou a importância do sistema de correição e enfatizou a necessidade de avaliação do seu desempenho ao longo dos anos.
Na ocasião, a secretária destacou que o sucesso do SisCor é resultado do trabalho coordenado dos colaboradores de diversos órgãos e entidades de todos. Ela enfatizou que o sistema é inspirador, sendo um exemplo para outras áreas da Administração Pública em termos de maturidade e automação nos processos.
Ao abordar os desafios presentes na correição, Vânia Vieira apontou a necessidade de regulamentação do assédio moral e da discriminação, destacando a importância da atuação conjunta das corregedorias e ouvidorias para enfrentar essas questões. Ela também mencionou a importância da triagem eficiente das denúncias recebidas, a necessidade de uma análise cuidadosa e uma capacitação adequada.
“As denúncias chegam e precisam ser cada vez mais bem tratadas pelas ouvidorias para que possam ser encaminhadas à Corregedoria apenas em situações em que nós temos elementos concretos que permitam o juízo de admissibilidade”, afirmou a secretária.
O corregedor-geral da União, Ricardo de Araújo, ressaltou o crescimento do número de unidades de correição ao longo dos anos e apontou para os desafios futuros. Destacou a importância do evento como uma oportunidade para a discussão de temas relevantes, incluindo capacitação e o reconhecimento das boas práticas correcionais.
“A corregedoria hoje está nesse grande ecossistema de integridade, onde as áreas precisam atuar em coordenação com as áreas de controle - corregedoria, auditoria interna e comissões de ética – assim como com os setores de pessoal e gestão”, afirmou.
A abertura também contou com a participação do presidente da Comissão de Ética Pública, Manoel Caetano Ferreira, que mencionou a colaboração entre a Comissão e a CGU, buscando evitar conflitos em decisões de controle e ética.
Confira a programação completa .
SisCor
Criado pelo Decreto Nº 5.480, de 30 de junho de 2005, e aprimorado pelo Decreto Nº 10.768, de 16 de julho de 2021, o SisCor foi elaborado para agregar os sistemas gerenciais da área correcional na busca contínua por transparência e responsabilidade nas atividades administrativas do Poder Executivo Federal.
O sistema é composto pelo Órgão Central, representado pela Corregedoria-Geral da União (CRG) da CGU, e pelas Unidades Setoriais, que abrange todas as unidades correcionais da Administração Pública federal.
As Unidades Setoriais, desempenham um papel crucial na Administração Pública federal, atuando na implementação efetiva das práticas correcionais, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Órgão Central.
O encontro está sendo transmitido ao vivo no canal oficial da CGU no YouTube.
Por: Controladoria-Geral da União (CGU)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte