Escolas de São Paulo têm energia elétrica restabelecida para as provas do Enem
Ação rápida, coordenada pelos ministros Alexandre Silveira e Camilo Santana, garante o direito dos estudantes de participarem do Exame Nacional
As escolas onde acontecerão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para este domingo (05/11), estão com fornecimento de energia elétrica garantido. Após determinação do presidente Lula, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Educação, Camilo Santana, trabalharam em conjunto para que alunos do estado de São Paulo não ficassem prejudicados.
Antes do início das provas, marcadas para às 13h30, o fornecimento de energia elétrica havia sido retomado nas instituições de ensino. “Conseguimos coordenar uma ação rápida para que os alunos façam a prova com tranquilidade e sem comprometimento no direito de participar do Enem”, detalhou Silveira.
Mais de 300 escolas no estado de São Paulo, atendidas pela Enel, estavam sem energia elétrica devido a forte tempestade que caiu na região entre sexta (03/11) e sábado (04/11). Desde o início de ontem, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vêm trabalhando junto às concessionárias de distribuição de energia elétrica do estado.
A Pasta já havia solicitado, em planejamento prévio, que todas as distribuidoras organizassem planos de contingência para a garantia do fornecimento de energia elétrica nas datas de realização do Enem 2023, buscando reforçar equipes de plantão e a suspensão de atividades que pudessem comprometer ou colocar o atendimento em risco.
Alexandre Silveira também atuou de maneira coordenada com o Governo do Estado e prefeituras municipais. Ao longo do dia, o ministro manteve diálogo com o governador Tarcísio de Freitas, com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, entre outras autoridades municipais e estaduais, em busca de dar pronta resposta às demandas de fornecimento dos entes federados.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte