Enade 2023: Estudantes podem acessar locais de provas
Portões de acesso foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. Aplicação da prova começa às 13h30 (horário de Brasília)
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 será aplicado neste domingo, 26 de novembro. Os portões de acesso aos locais de provas foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. A aplicação começa às 13h30 e termina às 17h30 para os participantes regulares. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram seus pedidos aprovados terão uma hora a mais para finalizar a prova. A prova segue o horário de Brasília.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto para acessar a sala de prova, de acordo com o edital do exame. Serão aceitos três tipos de documentos digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O estudante que solicitou atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações do Caderno de Provas.
Enade – Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.
O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.
Confira o edital do Enade 2023
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte