Exposição “Visões Vendadas” simula realidade de pessoas com deficiência visual
O participante é vendado e percorre a sala com o auxílio de uma bengala enquanto vive a experiência de sentir novas sensações
A exposição “Visões Vendadas” marcou presença durante a Semana de Inovação 2023 na Escola de Administração Pública (Enap). A mostra permitiu ao público experimentar a deficiência visual, através de uma imersão pela galeria com uma venda nos olhos. Vendado e com o auxílio de uma audiodescrição, o participante percorre a sala com uma bengala para auxiliá-lo no percurso da exposição de quadros e, ao invés de ver, imaginar as obras em exibição.
Para o servidor Marcelo Andrade, técnico ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a experiência dessa exposição é única. “Você se coloca no lugar de outra pessoa e surgem outras perspectivas sobre o mesmo objeto. Na hora que você está passando e tem audiodescrição e no momento que você vê o objeto, na vera (SIC), você compara o que foi imaginado e o que foi visto”, observou.
Se livrar de pré-julgamentos e, sobretudo, de pré-conceitos são sentimentos experimentados pelo público que participou da dinâmica. Na opinião da servidora pública Ana Cristina Magalhães, que se sentiu sensibilizada desde o primeiro momento da simulação, a forma como a exposição é planejada incide diretamente na percepção sensorial, além de mexer com emoções já conhecidas. Ela ainda afirma que se colocar no lugar do outro é um exercício diário e que todos deveriam exercer.
Por: Escola de Administração Pública (Enap)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte