Indicação dos lugares para visitar, de onde comer e de roteiros para que o turista estrangeiro possa se planejar e viver as melhores experiências que o afroturismo no Brasil pode oferecer. Com essa finalidade, a Embratur se une à maior plataforma agregadora de experiências turísticas do mundo, a TripAdvisor, numa estratégia inovadora: a criação do primeiro Hub de Conteúdo de Afroturismo da TripAdvisor no mundo. O projeto foi lançado, oficialmente, na abertura da Galeria Visit Brasil em Londres, na noite desta sexta-feira (3).
A parceria inclui uma página dedicada, exclusivamente, a esse segmento turístico, mas também uma estratégia publicitária para impulsionar o tráfego de europeus em busca das experiências de afroturismo no Brasil. Para garantir a participação da maior quantidade de afroempreendimentos do turismo nessa estratégia de promoção, a Embratur garantiu a isenção da taxa que a plataforma cobra para inscrição de novos roteiros e experiências.
A Agência vai atuar para que as empresas especializadas em afroturismo e os governos contribuam com o cadastro de restaurantes, museus, praças, localidades importantes para a historia do povo negro brasileiro, além de novos roteiros. A ideia é engajar os estados e municípios a revisitarem suas histórias e suas singularidades culturais regionais, dando maior protagonismo aos elementos afrobrasileiros.
“Pela primeira vez o Brasil tem uma página exclusiva no TripAdvisor e o conteúdo que escolhemos é todo focado no afroturismo. A gente sempre fala que o Brasil voltou, mas que Brasil é esse? Com essa parceria nós estamos respondendo a pergunta: é o Brasil que não aceita o racismo, que fortalece o afroempreendedorismo e promove a inclusão, o emprego e a renda através do turismo”, disse Marcelo Freixo, no ato realizado na capital inglesa.
“Esse é o primeiro passo de uma caminhada que estamos construindo com quem faz o afroturismo acontecer no Brasil. E aqui quero saudar especialmente a presença de Carlos Humberto, fundador da Diáspora Black, que tem sido uma parceira estratégica da Embratur”, completou Freixo. “Nós estamos muito felizes com essa parceria inédita para promover as experiências do afroturismo brasileiro. Temos certeza que esse trabalho renderá bons frutos”, disse Eoin McGregor, head of Tripadvisor Ad Express & Reseller Partnerships.
Parceria pelo afroturismo
O diretor-executivo e co-fundador da empresa Diáspora.Black, Carlos Humberto Silva Filho, também estava presente no evento de assinatura da parceria entre a Embratur e a TripAdvisor. Desde março deste ano, a Agência vem atuando de forma articulada com a plataforma, que busca divulgar experiências e ampliar o conhecimento sobre lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra no Brasil.
“O Brasil é o segundo país em população negra no mundo, só perde para a Nigéria, que está no continente africano. E essa população não é só grande, é também grandiosa nas suas manifestações culturais, religiosas, gastronômicas, paisagísticas e tantas outras. Quando compreendemos a dimensão desta população na África, na América Latina, no Brasil e no mundo, podemos enxergar um grande oceano de oportunidades. É com isso que a Diáspora.Black trabalha, em promover o afroturismo, auxiliando o mercado a compreender esse movimento que vem crescendo. E essa parceria que estamos desenvolvendo com a Embratur tem tornado real a possibilidade de fortalecer o crescimento do afroturismo no Brasil a partir da promoção dessa identidade nestes espaços, como a Galeria Visit Brasil”, destacou Silva Filho.
Atualmente, o projeto Diáspora.Black está presente em 18 países e 145 cidades, com uma comunidade superior a 40 mil pessoas.
Sustentabilidade
A Embratur também inova ao negociar, de forma inédita, a compensação do carbono que será emitido devido às ações da parceria com o TripAdvisor para esse projeto, resultando em um compromisso de plantio de 10 mil árvores no Brasil. As mudas serão cultivadas em destinos turísticos de natureza, contribuindo para a regeneração de áreas anteriormente desmatadas. “Essa ação reforça o nosso compromisso em transformar o turismo num dos maiores vetores de sustentabilidade da economia de nosso país”, completa Freixo.
O presidente da Embratur salienta que a promoção do afroturismo também está conectada a valores de sustentabilidade social e econômica, pois combate o racismo, valoriza a diversidade cultural do povo brasileiro, gera emprego e fortalece o empreendedorismo da população negra. “Esse projeto vai gerar uma nova demanda que vai ser atendida pelos afroempreendedores do turismo brasileiro, de turistas que vão querer conhecer a história, a música, a dança, a gastronomia, a arte, tudo que envolve a nossa cultura afrobrasileira”, disse. Ele destaca ainda que há uma parte importante do afroturismo, nas periferias das grandes cidades e em comunidades quilombolas, que praticam o turismo de base comunitária.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)